Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cifose
O que é ? É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose).
Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.
Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tendea acentuar a lordose

Causas :Pode ser resultado de uma doença ou de um problema congénito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos. Nos adolescentes a cifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido, é a chamada doença de Scheuermann ou cifose idiopática.
Outrascausas, e consequentes fatores de risco, que podem originar a cifose são:
Infecção
Inflamação ou degerescência do disco intervertebral
Alterações musculares
Osteoporose das vértebras (mais frequente no idoso)
Doenças endócrinas
Artrite
Poliomielite
Fraturas por compressão das vértebras
Cancro
Ttuberculose ou postura incorreta. s
É mais frequente no sexo feminino, na proporção de dois paraum, e é de difícil diagnóstico antes dos onze anos.

Tratamento
Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação etratamento da causa.
Prevenção
A postura correta previne a cifose provocada por posições inadequadas. Exames físicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações.
Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

Escoliose :
O que é a escoliose?
A escoliose é um desvio tridimensional (nastrês dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.
Mas, o que salta à vista é o desvio ou desvios laterais da coluna pois é frequente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma um dos desvios é o problema sendo o outra a compensação mas nem sempre é assim.
O que é a escoliose?
A escoliose é um desviotridimensional (nas três dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.
Mas, o que salta à vista é o desvio ou desvios laterais da coluna pois é frequente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma um dos desvios é o problema sendo o outra a compensação mas nem sempre é assim.
Como corrigir?
A nível médico as soluçõespassam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.
Escusado será dizer que a cirurgia é sempre um método invasivo e que deveria ser evitado sempre que possível.
Quanto ao colete para corrigir a escoliose, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podemsentir inferiores devido ao seu uso.
Infelizmente como muitos pais que já passaram por este problema já sabem, o colete pouco ou nada faz nas escolioses.
Ou seja acaba por não resolver nada e ainda provoca demasiado sofrimento quer a quem o usa quer aos diversos elementos familiares.
A nível de fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose.
TRATAMENTO DAESCOLIOSE REALIZADO NESTA CLÍNICA
Inicialmente deixo claro que NÃO PROMETEMOS CURA DA ESCOLIOSE. Os resultados do tratamento dependerão do grau da escoliose e da idade do paciente.
- Quanto maior o grau da escoliose, mais difícil o tratamento. Quanto mais as costelas estiverem afetadas (tortas) menos resultados positivos serão conseguidos.
- Quanto mais idade tiver o paciente, menor os...
tracking img