Cotas nas universidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cotas nas universidades: um avanço ou um retrocesso social?

Cotas uma injustiça encobrindo outra

A política de cotas nas universidades foi criada com o intuito de facilitar a entrada de algunscomo os oriundos de escola pública, afrodescendentes e até para índios.
Entretanto, existem grandes discussões acerca do assunto. Há os favoráveis que utilizam argumentos tais como: há diminuição daausência de afrodescendentes; o rendimento se iguala aos demais ou é um meio de promover a entrada, visto que o estudo em escola pública é inferior. Logo, os contrários afirmam que as cotas em si sãouma forma de discriminação, sendo considerada por alguns um retrocesso social.
Assim, não há como ver este sistema como um avanço. A única cota que ainda de certa forma é compreendida é a de pessoasoriundas de escolas públicas, uma vez que o nosso sistema de ensino é muito precário, falta professores e tanto o nível de ensino quanto dos profissionais é baixo.
Quanto às cotas destinadas aosíndios, os quais recebem um prova diferenciada, muitos dizem que também há preconceitos para com eles, quando na verdade o motivo maior do baixo número destes no ensino corresponde ao fato da própria formade viver, de sua cultura. Os indígenas têm dificuldades de manter uma boa frequência por muitos morarem em locais afastados da zona urbana ou até pelo choque de valores que encontram.
A cota maispolêmica refere-se aos afrodescendentes, estes querem lutar contra o racismo - corretíssimos – mas ao criarem cotas acabam se excluindo dos demais. No Brasil não existe uma raça pura, então não hánecessidade disso, já que indiferentemente da cor da pele todos possuem a mesma capacidade.
Diante de tantos questionamentos que envolvem este tema, acabamos tendo algumas reflexões, poisafrodescendentes não quer dizer apenas indivíduo que tenha pele negra, uma pessoa pode ser branca e ser descendente. Tentam acabar com o problema dentro das universidades quando na realidade o grande culpado é a...
tracking img