Lucdicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

PARACATU – MG
2011
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

HÉLIO RODRIGUES DE SOUSA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do Curso de Pedagogiada Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Orientador: Professor Mestre Vitor F. Figueiredo

PARACATU – MG
2011

AGRADECIMENTOS

Senhor,
Agradeço a ti pela fortaleza que tens me dado para ultrapassar todas as barreiras que tem aparecido em minha vida.
A cada vitória sinto a sua presença,te amo acima de todas as coisas.
Obrigado pela paciência que tens me dado com o meu próximo, me ensina a amar como tu amas, pois sei que o teu amor está acima de tudo.
"Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito". Chico Xavier.
Agradeço nosso orientadorprofessor Vitor F. Figueiredo pela oportunidade e presteza no auxilio do desenvolvimento deste Trabalho de Conclusão de Curso.
Agradeço a minha família que sempre me apoiou e entendeu a ausência.
Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram direta ou indiretamente, fazendo críticas construtivas e dando sugestões para melhorar este trabalho que foi feito com muito carinho ededicação.

DEDICATÓRIA

Dedico: Este trabalho aos meus familiares em especial a minha mãe mulher é educada para ter filhos perfeitos, lindos e maravilhosos. Nunca estamos preparadas para lidar com o diferente e a diversidade das pessoas. Mas com o tempo aprendi muito com a frase: “As Qualidades superam qualquer defeito das pessoas”. Quando descobri que tinha uma filha diferente medesesperei, tinha sonhado em ter uma filha doutora, modelo e perfeita. Hoje vejo que atingi meus objetivos. “Minha filha é doutora em lição de vida, modelo em dignidade e perfeita em tudo.” O depoimento acima é de Jô Nunes, mãe de Jéssica Nunes Herculano, que era portadora de SWB e que faleceu em 13 de agosto de 2010. É com muita emoção que dedico este trabalho a você, Jô, exemplo de força, decoragem e de mãe.

EPÍGRAFE

Educar, podemos dizer, significa ajudar a acordar, ajudar a encontrar no próprio ser o ímpeto, a saudade, a vontade de movimentar-se e buscar e descobrir, de crescer, de progredir. E educar significa também aprender a lutar, aprender a intensificar a existência e cumpri-la com decisão e consciência. Educar, basicamente, é ajudar a assumir a vida; élevar o ser a procurar e a aspirar à verdade, a sentir e chamar a luz e a força encobertas nele mesmo; fazê-lo perceber a grande possibilidade que a vida é, o que com ela recebemos, e aprender, conscientemente, a querê-la, vivê-la, dá-la.” Rolf Gelewski.

RESUMO

Este artigo apresenta algumas considerações sobre o jogo na concepção de Piaget, Vygotsky e Wallon e sua importância na educaçãoinfantil, destacando a necessidade destes para o desenvolvimento da criança. A infância é fascinante, durante a vida é neste período que exteriorizamos nossos sentimentos, nossas experiências e fundamentalmente nossa criatividade da forma mais espontânea que existe: brincando. Através do jogo a criança interage com a realidade e estabelece relações com o mundo em que vive. Buscou-se de formasintética as mais relevantes contribuições dos autores supracitados para o entendimento dos jogos e brincadeiras como possibilidades de desenvolvimento para as crianças na educação infantil. O brincar da criança, visto do prisma aqui apresentado, não pode ser considerado uma atividade complementar a outras de natureza dita pedagógica, mas sim como atividade fundamental para a constituição de sua...
tracking img