Corporeidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Desde o desenvolvimento da consciência corporal até o domínio em excelência da inteligência cinestésica corporal, a corporeidade estabelece sua necessidade. O homem está permeado de ação. Durante sua construção enquanto ser individual, nos gestos repletos de expressão, na fabricação de produtos úteis ao seu meio cultural ou na realização de movimentos específicos comobjetivos determinados, a mobilidade se faz presente.
         A aquisição das manifestações típicas do seu contexto cultural, como olhares, gestos, expressões faciais, trejeitos, se dá pela imitação  do movimento corporal.
         Nesse aspecto, a mobilidade exerce papel fundamental tanto como instrumento de desenvolvimento infantil, quanto de comunicação.
         Na criança o movimento corporalé a primeira forma de se relacionar com o meio, é pela ação que ela se desenvolve e constrói sua identidade.
         No mundo contemporâneo, com tecnologias surgindo para facilitar as rotinas diárias, o homem desenvolve suas tarefas com menor esforço físico, o que se traduz em menor movimentação corporal. Confinados a ambientes fechados onde desenvolvem atividades com um mínimo de espaço,adultos e crianças perdem qualidade de vida.
         De acordo com os teóricos, o desenvolvimento do indivíduo tem, nesse estudo, apoio na compreensão de que o homem é um ser complexo, relacionando corpo e mente com seu meio cultural onde estão inseridos outros corpos e mentes em condições diversas que promovem, todo o tempo, situações únicas. A linguagem corporal é, uma forma de interaçãointerpessoal.
O trabalho está estruturado da seguinte forma: capítulo um aborda a importância do movimento corporal, seu aspecto expressivo e sua relação, com as inteligências múltiplas de Howard Gardner (1943).
       O capítulo dois evidencia Howard Gardner (1943) e sua Teoria das Inteligências Múltiplas.
        No terceiro capítulo ressalta as relações entre as necessidades motoras dacriança e as rotinas escolares, tomando-se por base: o desenvolvimento motor, a função da motricidade no desenvolvimento cognitivo e o papel da ação no processo ensino-aprendizagem.









































1

      A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO

 
          De acordo com Celso Antunes (1998), a inteligência humana manifesta-se pelacapacidade de solucionar problemas e de criar produtos que possam ser aceitos como valiosos em seu tempo, e, grande parte das soluções ou criações buscadas se manifesta com o envolvimento do corpo.
          O ser humano está sempre resolvendo problemas ou criando coisas com a racionalidade dos pensamentos que se materializa pelo uso do corpo. Dessa maneira, a inteligência cinestésica corporalassocia-se à capacidade de controlar e utilizar o corpo, ou uma parte do mesmo, em atividades motoras complexas e em situações específicas, assim como manipular objetos de forma criativa e diferenciada.
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento da cultura humana. Por ele, nas interações entre adultos e crianças, são transmitidos significados específicos do contexto cultural emque estão inseridos.

[pic]
Figura 01: corpo em movimento, relação entre o mundo interno e o externo.
www.psicomotricidade.com.br

Os gestos são compreendidos de diversas formas nas diferentes culturas. Assim sendo, podemos dizer então, que apenas o movimentodo corpo não traduz o significado da mensagem, havendo necessidade de inseri-lo num contexto, permitindo que um mesmo gesto tenha diferentes significados nas diversas sociedades.
De acordo com Borges (1994),

(...) este é, também, um conhecimento social em que uma criança pode, perfeitamente, apresentar uma ótima competência, sem dominar esses rótulos.(...) um...
tracking img