CORPOREIDADE

1539 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA

MARCOS C. O.

TRABALHO DE CORPOREIDADE

SÃO PAULO
2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem objetivo de apresentar de forma resumida as aulas dadas e expor em sua conclusão o entendimento absorvido pelo aluno.
No primeiro momento é tratado o conceito sobre corporeidade, na sequência o foco passa a ser o significado de corpo e alma para cada período desde a metafísica na Grécia antiga ao pré-modernismo com Marx e Merleau-Ponty.

SUMÁRIO

REVISÃO DA LITERATURA

PRIMEIRA AULA

No dia vinte e sete de fevereiro de dois mil e treze, deu-se início ao conteúdo que iremos estudar durante o semestre, com as definições sobre corporeidade, corporalidade e motricidade. Sendo a corporeidade, a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento de relação com o mundo. A corporalidade, a maneira de mostrar a corporeidade que está relacionado a contexto social, etnias, regiões e crenças. A motricidade o estudo dos movimentos que implica aprender sobre as decisões que tomamos acerca dos movimentos e também na maneira como desenvolvemos as decisões e produção das atividades motoras. Vimos também que o comportamento corporal é o resultado do processo histórico, com variações nas concepções e tratamentos do corpo.

SEGUNDA AULA

No dia vinte e seis de março de dois mil e treze, demos início à problemática do homem e sua corporeidade no pensamento filosófico, na história esse pensamento sempre oscilou entre dois pólos: o corpo e a alma, o conhecimento sensível e o inteligível, o mundo da matéria e do espírito, a vida terrena e ultra-terrena. Na Grécia antiga (500 a.C), a sua população dentro da visão transcendente tinha adoração pelo corpo, acreditando ser o

Relacionados

  • Códico civil
    199333 palavras | 798 páginas
  • Direito
    196796 palavras | 788 páginas