Corporeidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FVJ – FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º PERÍODO
DISICPLINA - FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-SÓCIO-ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA – GRAÇA SILVA (Maurinha)

CORPORIEIDADE
A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área de educação, em especial da educação física.
A idéia do homem como construtor de si mesmo marca opensamento renascentista e coloca o humanismo como um projeto pedagógico de intenso alcance social. A educação do corpo assume um papel significativo na história das idéias pedagógicas, sendo o ser humano elemento fundamental de toda a educação.
Assim o homem inventou outras maneiras que lhe permitem expressar seus sentimentos e emoções transformando-as também em formas de conhecimento. Paraampliá-lo então, precisou revelar-se e, na busca desta revelação, surgiram várias alternativas de expressão, entre essas alternativas, a questão da corporeidade.
Para Freire (1991) a aprendizagem formal, está presente de corpo inteiro. Pois o ser que pensa é também o ser que age e que sente. O sujeito realiza-se e se constrói movido pela intenção, pelo desejo, pelos sentidos, pela emoção, pelomovimento, pela expressão corporal e criativa.
A corporeidade implica a inserção de um corpo humano num mundo significativo, a relação dialética do corpo consigo mesmo, com outros corpos expressivos e com os objetos do seu mundo. A cognição emerge da corporeidade, expressando-se na percepção como movimento. Pensar o lugar do corpo na educação em geral, e na escola em particular, é inicialmentecompreender que o corpo não é o instrumento das práticas educativas, portanto as produções humanas são possíveis pelo fato de sermos corpo. Nosso corpo traz marcas sociais e históricas, dessa forma, questões culturais, de gênero e sociais podem ser lidas nele.
Considerando este conceito de corporeidade, as diferentes disciplinas ou pedagogias, ao intervir sobre o corpo, precisam entender que o corpo quetenho é também o corpo que sou e que os padrões de ser e de viver, colocados por nossa posição corpórea, são bem mais flexíveis que os dispositivos normalizadores das instituições.
Há ainda a considerar a vertente da aprendizagem, onde imagem e prática corporal convergem para um objetivo de agregação de valores nos quais o ser humano possui maior possibilidade de explorar seus potenciais, sejameles somático-fisiológicos, psicomotores, intelectivos ou sociais.
Quando falamos em corporeidade e aprendizagem falamos sobre os fatores que concorrem para uma aprendizagem integral: o contexto local e global, a complexidade da aprendizagem, a individualidade do sujeito inserido no planeta em geral merece ser cuidadosamente pensada, estudada, pesquisada, trazendo à tona novos conceitos noespaço-tempo-escolar.
Porém, a educação recebe fortes influências do pensamento cartesiano, que, através de uma visão dualista, tem como fundamentos, ordem e leis da mecânica, da física e da matemática. O corpo humano, ao ser comparado com uma máquina hidráulica, recebe uma educação que o considera apenas em seu aspecto mecânico, sem vontade própria, sem desejos e sem o reconhecimento da intencionalidadedo movimento humano, o qual é explicado através da mera reação a estímulos externos, sem qualquer relação com a subjetividade.
A educação, ao se pautar nos pressupostos da pós-modernidade, tenta instituir códigos morais que ditam as condutas e reprimem as possibilidades de expressão do corpo estabelecendo um distanciamento entre a aprendizagem e as vivências do sujeito.
Desse modo, com aintenção de problematizar a questão da corporeidade na aprendizagem, propõe-se discutir a relação entre corpo, aprendizagem e cultura através de aproximações epistemológicas entre as ciências naturais, humanas e a filosofia, apontando contribuições para a educação em geral e para a Educação Física em especial.
Corpo, aprendizagem e cultura
Buscou-se contribuições para a compreensão da relação...
tracking img