Cores secundarias plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
Este plano de aula será executado em uma escola da rede municipal de ensino, na Pré escola. Será realizado em uma turma com crianças de 5 anos, contendo 36 alunos sendo 20 meninas e 16 meninos. O tempo previsto de aula será de 4 horas.
Disciplina: Ed. Artística
Tema: Cores

JUSTIFICATIVA:
Ao participarmos de algumas aulas na turma escolhida, percebemos a dificuldadedos alunos em expressar a sua criatividade e mantere a concentração em atividades propostas.
A educação artística se apresenta no dia a dia infantil em forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade aparece quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra, na água; assim, ela está utilizando a linguagem da arte e das cores para expressar-se.Usaremos as cores como incentivador de expressões, pois estes trabalhos não são apenas impressões que a criança deixa, mas demonstram o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo. Para Lowenfeld, “este período da vida é extremamente importante para o desenvolvimento de atitudes sobre o próprio eu e para o estabelecimento da noção de que o mundo é um lugar empolgante e aprazívelpara se viver.”


Hoje, a presença da Arte na educação infantil apresenta uma descordância entre a produção teórica existente e a prática pedagógica adotada por grande parte dos educadores, para os quais as atividades desenvolvidas nas aulas de arte são tidas apenas como lazer ou passatempo, exemplo disso são as pinturas utilizadas apenas para enfeitar as instituições em datascomemorativas, um significado singular para as crianças.

O Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília : MEC/SEF, 1998, diz:“Por muitas vezes os adultos não considerarem que a criança tem competência para elaborar um produto adequado.”

Acreditamos que é de fundamental importância que a criança no período da educação infantil seja explorada através do seu processo decriação, e é essencial que o professor, compreenda como se dá esse processo de criação e suas fases de desenvolvimento criador, para que a criança tenha oportunidade de crescimento através de suas próprias experiências. Diante desta perspectiva, escolhemos as cores primárias para que seja o primeiro passo para o desenvolvimento desses alunos através da arte.

Objetivos gerais:

•Identificar as cores primárias e cores secundárias nas obras de Ademir Martins.
• Despertar o interesse pela arte;
• Desenvolver a criatividade.


Objetivos específicos:
• Diferenciar cores primárias e secundárias.
• Desenvolver o raciocínio lógico através de associações entre o que veem na pintura e o que acontece em seu cotidiano.
• Valorizar a pintura como alternativa delazer.
• Desenvolvimento da criatividade, através da leitura das obras apresentadas.

Conteúdo previsto para a aula:
• Cores primárias e secundárias

Procedimentos de ensino e método:
Através do procedimento sócio individualizante e da junção dos métodos intuitivos e ativos trabalharemos as cores da seguinte forma:
• 1ª aula
Primeiramente apresentaremos aos alunos, 3 obras Opássaro, Gatos e Galo do artista Aldemir Martins, e faremos observação das obras fazendo questionamentos sobre o que eles veem e o que acham que acontece em cada obra, para que possamos cruzar as figuras das imagens com as do quotidiano de cada aluno. Definimos o tema “ gatos”, para ser trabalhado no desenho de representação inicial onde farão a reprodução da obra de modo bastante livre eparticular, utilizando apenas as cores primárias. Em seguida pediremos que misturem as cores primárias na tentativa de reproduzir as cores da obra “O Galo”,finalizando a mistura das cores primarias para cores secundarias fazendo com que os alunos se interessem pela magia das cores.
• 2° aula
Nessa aula, relembraremos as cores primárias contando uma pequena história, cada cor representada por um...
tracking img