Poluentes e seus efeitos nos seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
POLUENTES E SEUS EFEITOS NOS SERES VIVOS

-------------------------------------------------
Nos animais

1) Anidrido sulfuroso (SO2):

-Baixas concentrações: provoca espasmos passageiros dos músculos lisos dos bronquíolos pulmonares.
- Concentrações mais altas: aumento da secreção mucosa nas vias respiratórias superiores e depoisinflamações graves da mucosa.
Quando o ar é frio esses sintomas são agravados.
Os indivíduos quando expostos continuamente a esse gás, ou desenvolve uma resistência moderada ou há manifestação alérgicapelo aumento de sensibilidade.

2) Anidrido sulfúrico (SO3): muito mais irritante às vias respiratórias que o anidrido sulfuroso.

3) Ácido sulfúrico (H2 SO4): efeitos análogos ao SO2.4) Óxido nítrico (NO): em concentrações elevadas, reduz a ação da hemoglobina, como transportadora de oxigênio; pois forma um produto estável, o óxido nitríco-hemoglobina.

5) Dióxido denitrogênio (NO2): altamente tóxico. Irritante das mucosas. Provoca uma espécie de enfisema pulmonar, podendo transformar-se em nitros aminas, nos pulmões, algumas das quais são conhecidas comocarcinogênicas potenciais.

6) Monóxido de carbono (CO): esse gás é um dos mais perigosos tóxicos respiratórios para o homem e outros animais.
Possui grande afinidade química pela hemoglobina do sangue.Combinando-se, forma a carboxi-hemoglobina, ocupando desta forma, o lugar que era destinado ao transporte de oxigênio, o que causa morte por asfixia. Uma pessoa numa garagem fechada não deve colocar oautomóvel em funcionamento, pois, poderá acidentar-se fatalmente, como já ocorreu a muitas outras.

7) Flúor: Através do ar o flúor não exerce efeito nocivo sobre os animais, mas os herbívorospodem ser intoxicados alimentando-se de plantas com teor elevado do tóxico, passando a apresentar fluorose, que se caracteriza por alterações patológicas nos ossos.

8) Cloro: afeta o homem...
tracking img