Mandioca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um dos produtos de maior importância nacional, a mandioca também é um símbolo nacional na agricultura. Tendo crescido muito nos últimos anos, esse produto de origem sul americana é fonte de emprego, riqueza e renome internacional para o Brasil, sendo motivo de orgulho para o país a segunda posição no ranking de produtores mundiais. De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em maisde 80 países, havendo muitas aplicações para o produto na área alimentícia, podendo ser usada tanto na alimentação animal com na humana, em sua forma in natura ou através de seus derivados. Usada para a fabricação de farinha, rações, chips, bebidas, polvilho doce (fécula) e pratos típicos, a mandioca se mostra muito presente na culinária do Norte e Nordeste brasileiro e base da alimentação dealguns países africanos. Grande fonte de carboidratos, ainda há a possibilidade de extração e modificação do amido, que também se mostra um nutriente bastante presente, além disso, existem estudos do aproveitamento do valor protéico da folha da mandioca. Estes e outros fatores fazem da mandioca um produto único de grande valor econômico e cultural.
. Historia

A mandioca é uma planta deorigem brasileira. A sua cultura é das mais antigas e tradicionais do Brasil. Já era cultivada pelos índios, por ocasião do descobrimento do Brasil. Hoje em dia, é explorada em todo o território brasileiro, em todos os países sul e centro-americanos e nas Antilhas. Em outras regiões do mundo de clima tropical e subtropical cultivam igualmente a mandioca, principalmente em Java, nas Filipinas, noCeilão, na Tailândia, em grande parte da África e em Madagascar.
Mandioca (Aipim ou Macaxeira) é o nome pelo qual é conhecida espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis.
O nome dado ao arbusto da manihot é maniva. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) eque, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor.
Foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam suas raízes, tendo sido exportada para outros pontos do planeta, principalmente para a África, ondeconstitui, em muitos casos, a base da dieta alimentar. No Brasil, o hábito de cultivo e consumo da raiz continua.
No Brasil possui muitos sinônimos, usados em diferentes regiões, tais como aipi, aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, e variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina
Apresentando grandevariabilidade genética, têm-se no Brasil mais de 4 mil variedades de mandioca catalogadas no momento, por tal motivo, são indicadas para o cultivo diferentes espécies de acordo com a região e seus respectivos parâmetros ecológicos.
Em 2006, os preços de mandioca e seus derivados tiveram queda em função do crescimento da oferta que ocorreu pelo aumento da área cultivada em 2005. A queda nopreço das raízes teve início logo nos primeiros meses do ano, tendo as cotações, registrado os menores patamares dos últimos 3 anos em junho de 2006, estes os quais, permaneceram estáveis até setembro. Mesmo havendo forte valorização de 76,8% no Paraná, 65,8% em São Paulo e 74,4% no Mato Grosso nos últimos três meses, estes números foram insuficientes para compensar o déficit dos meses anteriores.No mercado da fécula, a maior oferta de matéria-prima e a baixa dos preços, contribuíram para a melhor competitividade da fécula com seus substitutos. Tal competição se mostrou bem acirrada, havendo situação favorável à fécula apenas no final do primeiro semestre. O aumento da demanda de fécula coincidiu com a queda de oferta das raízes de mandioca, e como os estoques de fécula estavam...
tracking img