Relatorio de estagio sindrome de down e natação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Vale do Paraíba
Faculdade de Educação e Artes















Orientação e Planejamento de Estágios 1






São José dos campos, SP
2012
João Paulo Samartinide Souza
Matricula: 00912631














Professor Glauco Putomati

INTRODUÇÃO
Pessoas com Síndrome de Down estão se integrando cada vez mais à sociedade e frequentam instituiçõesespeciais, escolas regulares, atividades físicas, trabalham e possuem vida em comunidade. O acesso aos programas de esporte adaptado já é uma realidade e a integração que o esporte traz para essaspessoas é muito importante para eles e para as pessoas com as quais se relacionam, pois lhes permite melhor identidade na sociedade.
A natação quando voltada para pessoas com Síndrome de Down tem comobenefícios a melhoria da aptidão física, execução psicomotora, desenvolvimento social e psicológico. As habilidades desenvolvidas na natação podem ampliar repertório motor, aprimorar as possibilidadesde participação efetiva em uma variedade de atividades de tempo livre, melhorar a segurança, podendo isso acontecer enquanto a pessoa se distrai no meio aquático. Contudo, a intervenção paraaprendizagem sempre permeia os objetivos traçados e são estruturados diante do olhar do profissional. A maneira que se conduz o processo de aprendizagem geralmente transcende a expectativa do nadopropriamente dito e é esse o universo onde estabelecem relações, se consolidam, se efetivam e se constituem como foco da educação.
O importante para essas pessoas com Síndrome de Down é a interação com outraspessoas. Em se tratando do processo de interação, Castro (2005) aponta que é no aspecto comportamental que a interação é importante porque envolve o comportamento de adaptação nas diferentes esferas docotidiano do ser humano.

OBJETIVO
Observar as implicações (ou efeitos) da natação na interação da pessoa com Síndrome de Down.

METODOLOGIA
O contato com esses jovens com síndrome de Down...
tracking img