Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM
UniSALESIANO – ARAÇATUBA

ADMINISTRAÇÃO 7º TERMO
Administração de Cooperativas – Prof. Marcelo

Érica Barbosa Bento


1 - Aponte edisserte o conceito histórico do cooperativismo tanto no mundo quanto no Brasil.
O cooperativismo é um movimento que considera as cooperativas como forma ideal de organização das atividadessócio-econômicas da humanidade. O surgimento do cooperativismo deve-se ao desenvolvimento industrial ocorrido na Europa durante o século XIX, levando em conta o fato de ter sido um movimento operário quereagiu contra as regras de exploração trabalhista da época. A primeira cooperativa surgiu em 1844, na pequena cidade de Rochdale (Inglaterra). Constituída por 28 tecelões que havia perdido seu espaço detrabalho para as fábricas. Assim surgiram os princípios econômicos do cooperativismo, entre eles a adesão livre e a cooperação. Com essas idéias a prática se propagou por todo o mundo, chegando aoBrasil em 1847, onde foi organizada por colonos imigrantes europeus no Paraná. As primeiras experiências no Oeste do estado de Santa Catarina ocorreram no meio rural, com cooperativas agrícolas, devido àdificuldade dos agricultores no armazenamento, beneficiamento e comercialização dos produtos agrícolas produzidos na época.
As Cooperativas cresceram no Brasil nas décadas de 50 e 60. No últimolevantamento realizado no final de 1997 existem no País 4.851 Cooperativas registradas e mais de quatro milhões de pessoas entre cooperados e funcionários vivem seu dia a dia do cooperativismo.Até o final de 1996 o volume de exportação totalizou um bilhão e trinta milhões de reais. Esta é a prova que o cooperativismo é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas e em nossascomunidades.

2- Por que afirmação baixo é coerente:
“Qualquer diretoria de cooperativas assim como seus funcionários e cooperados devem conhecer de forma plena os princípios cooperativistas, pois, só...
tracking img