Calha simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Calha Simples
O uso de calha concentradora (sluice box) para o tratamento de cascalhos auríferos já era disseminado desde o século XVI, conforme atestou Agrícola, descrevendo vários modelos de calhas em seu trabalho "De Re Metálica" publicado em 1556. As calhas são aplicadas até hoje, em várias partes do mundo, à concentração de aluviões auríferos. No Sudeste Asiático as calhas presentes nasinstalações de concentração de cassiterita aluvionar são referidas como palongs, diferenciando-se das calhas comuns, à primeira vista, pelo longo comprimento, variando de 50 a 300 m.
Uma calha consiste essencialmente de uma canaleta inclinada, feita normalmente de madeira e de seção transversal retangular. Inicialmente, no fundo da calha são instalados vários septos ou obstáculos (riffles),arranjados de modo a prover alguma turbulência e possibilitar a deposição das partículas pesadas, enquanto as leves e grossas passam para o rejeito. Atualmente, os obstáculos foram substituídos por carpete que são mais eficientes para aprisionar as partículas de ouro. O minério alimenta a calha na forma de polpa diluída. O pré-concentrado é removido manualmente da calha após interrupção ou desvioda alimentação, em alguns casos, requerendo um tratamento adicional de limpeza em outro equipamento de menor capacidade.
As calhas simples são usadas para o beneficiamento de minério com faixa granulométrica muito ampla e onde o mineral valioso é de tamanho médio e grosso. A quantidade de água e a inclinação são reguladas para que os seixos passem, por rolamento, sobre os riffles. O cascalhogrosso é transportado ao longo das calhas por deslizamento e rolamento por sobre os riffles, enquanto o cascalho fino move-se em curtos saltos logo acima dos riffles. As areias sedimentam nos espaços entre os riffles.
O que ocorre acima dos riffles é essencialmente uma classificação por tamanho, embora possa ser também encarado como uma concentração, à medida que as partículas valiosas sejamfinas. As areias são mantidas em um estado de sedimentação retardada e consolidação intersticial pelo turbilhonamento da água e, em menor extensão, pela vibração causada pelos seixos rolando por cima dos riffles. As partículas pesadas sedimentam através do leito até o fundo da calha, enquanto as leves são gradualmente deslocadas em direção fluxo de polpa. O requisito principal para a recuperaçãode ouro mais fino, por exemplo, é a manutenção de um leito de areia frouxo, não compactado, entre os riffles.

Como se depreende, os riffles são de grande importância no processo, e devem atender a três objetivos:

retardar o mineral valioso, mais denso, que sedimenta na parte inferior do fluxo;

formar uma cavidade para retê-lo;

proporcionar certo turbilhonamento da águapara que haja separação mais eficiente entre os minerais com diferentes densidades.
No caso de concentração de ouro fino, para recuperação mais eficiente, é recomendável um fluxo menor, implicando em calhas mais largas. Versões em miniatura dos riffles húngaros podem ser usadas, embora seja mais comum a utilização de revestimento de carpete, borracha natural ou tecido grosso, coberto por umatela metálica expandida com a função dos riffles.
As principais variáveis da calhas são largura, profundidade, inclinação, comprimento (quanto maior este, maior tende a ser a recuperação) e a quantidade de água (maior quantidade para minérios finos).
No Brasil as calhas não são muito utilizadas nas instalações de empresas de mineração, embora algumas façam uso da calha para o tratamentodos rejeitos gravíticos, possibilitando alguma recuperação adicional de ouro. Nos empreendimentos de garimpeiros, no entanto, sua aplicação (em diversas versões) é mais difundida. Nas barcaças e dragas que operam na Amazônia é comum o emprego de um tipo de calha denominada de "Cobra Fumando". Como seu comprimento é pequeno (< 3 m) é previsível que seja eficiente apenas na recuperação de ouro...
tracking img