Convide seus amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo as características apresentadas no texto entende-se que o regime de governo presidencialista tem como características um sistema em que as funções de chefe de estado e chefe degoverno são parecidas. Neste modo de governo responsabilidade pelo modo que o país se desenvolve é de responsabilidade do presidente, que embora tenha um parlamento que lhe apoia asdecisões sempre estão em suas mãos. E o presidente é eleito pelo povo por votação e exerce o cargo por tempo determinado.

Já o parlamentarismo tem como característica um governo quedeposita sua confiança política no parlamento. Este possui três órgãos políticos, Chefe de Estado (Um Rei ou um Presidente), o Parlamento em si e o Governo. O Chefe de Estado neste regime temuma função simbólica.

A administração dos bens públicos é feita através de um gabinete, que coletivamente decide sobre os rumos do país.

Em minha opinião, creio que o sistemaparlamentarista se encaixa melhor aos padrões de governo de um país, pois caso surgisse um crise o Chefe de Estado pode dissolver o gabinete e convocar eleições para substituir o parlamento,e o mesmo pode ser feito com o presidente caso o mesmo não estiver agindo de forma correta para o país. E essas medidas podem ser tomadas com custos e impactos menores sobre o país.O parlamentarismo também contribui para que as maiorias se formem de modo mais natural, o que pode ser muito bom para consolidar movimentos que tem grande apoio da população.

Ospartidos políticos teriam que apresentar para programas de governo que fossem claros e objetivos, e seriam questionados caso os mesmo não fossem cumpridos.

Esse sistema de governoatualmente seria arriscado, pois em minha opinião o sistema parlamentarista exige uma população mais madura e instruída quanto a sua educação política, entretanto, valeria apena tentar a mudança.
tracking img