Convide seus amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Identifique no trecho selecionado as três razões destacadas por Nietzsche segundo as quais podemos levar a serio a reflexão de Tales de Miletosobre a água como princípio de tudo.
As três razões são: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; emsegundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido opensamento: ‘Tudo em um’.

2) Em que sentido a reflexão de Tales é filosófica e, portanto, se distingue do mito e da ciência?
Segundo Nietzsche Talesde Mileto foi o primeiro a afirmar a Unidade das coisas.
"A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é aorigem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário determo-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porqueessa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porquenela, embora apenas em estado de crisálida (estado latente, prestes a se transformar), está contido o pensamento: “Tudo é Um”. A razão citada emprimeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e o mostra como investigador danatureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego". (Friedrich Nietzsche, em A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos).
tracking img