Convide seus amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A República Velha 1889-1930 - A Era do Café com Leite e Das oligarquias.

O Café fora um dos principais alavancadores econômicos da história do Brasil. Começamos do açúcar nos tempos da colônia, como produto principal de exportação, para depois iniciarmos a busca pelo ouro com o principal objetivo de financiar à metrópole e seu governo central. Após a proclamação da Independência nacional em1822o café surgiu como o produto fundamental para o crescimento do setor agrário, principal setor da economia brasileira
De 1840 até 1930 ele sobreviveu favorecendo as oligarquias, a monocultura e o setor primário da União. Enquanto o mundo se industrializava, o Brasil, dependente de uma economia escravocata e monocultora, dependia de mercados externos para a sua sobrevivência, frequente mudançasde valorização e desvalorização cambial, favorecendo sempre as oligarquias, e crises inflacionárias devido a ineficiência dos governos do "Café com Leite". Somente com o fim da 1GM, veremos que ja não seria mais possível o Brasil sobreviver apenas de café, estava na hora de atualizar-se e Industrializar o país aproveitando da crescente classe operária e das indústrias que surgiram durante a GrandeGuerra.
1) O Café e a Economia nacional Durante o Império. 1822-1889
Em 1830, os cafezais se alastraram pelo vale do Rio Paraíba e a produção cafeeira assumiu cárater de grande lavoura voltada para a expotação. Mas foi só por volta de 1850 que o Oeste paulista foi ocupado pelo café, graças à terra roxa.(1)
A Organização das fazendas de café no vale do Paraíba e em Minas Gerais defrontou com afalta de mão de obra devido a abolição da escravatura no mundo, decorrente da Industrialização e a forte campanha inglesa de sua não proliferação através do globo, e a ausência de MO escrava em território nacional.
m 1809, a Grã Bretanha proibiu o escravismo em suas colônias nas antilhas, sendo em 1833 a abolição definitiva em todas as suas possessões. A Razão dessa empreitada era simples e não demera boa vontade do Reino Unido. Devido ao custo do trabalho assalariado, os produtos das Antilhas inglesas ficaram em desvantagem na concorrência internacional com os produtos de países que ainda utilizavam mão-de-obra escraca. Os proprietários antilhanos passaram a pressionar o Parlamento inglês para lançar uma campanha antiescravista em nível mundial, apoiados pela burguesia inglesa, que, como aumento de assalariados nos países agrícolas, esperava ampliar os mercados consumidores para os seus produtos industrializados. (2)
A solução brasileira fora a Imigração, que facilitou o aumento de mão de obra no setor agrário. Embora fora um dos fatores do crescimento econômico brasileiro, muitas outras questões foram empreendidas para tal.
O Café funcionou como principal fator de exportaçãodo país, facilitiando que a balança comercial do país tornasse superavitária:
Balança Comerical (Milhões de Libras)
1861-1870 : Exportação 149.5 / Importação: 132
1881-1890 : Exportação 219,7 / Importação: 195,4
Em 1880 o setor industrial expandiu-se significativamente, dominando as indústrias leves, produzindo artigos têxteis, vestuário,calçados e alimentos, sendo responsáveis por 50% daprodução nacional. Em 1889 o Brasil contava com 636 fábricas, empregando 54169 trabalhadores.
Embora o setor industrial tenha crescido, devido ao superávit econômico proveniente das exportações cafeeiras, o Brasil nesse período não sofreu uma Industrialização, mas sim um Surto Industrial. Aumentando a renda da população e a demanda de produtos de consumo não duráveis, a política de valorização docafé, também, contribuiu para a expansão da atividade industrial.
2) O Café e a economia nacional Durante a República Velha 1899-1930
Através da proclamação da república, as oligarquias se beneficiaram ainda mais com a política federativa nacional e a ausência de empecilhos para que pequenos núcleos de agricultores enriquecessem, ou seja, oligarquias.
A República Velha ficou reconhecida pela...
tracking img