Gilberto freyre - homens engenharias e rumos sociais (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Em torno das três engenharias – a física, a humana, a social - e de suas projeções sobre o futuro humano, em geral, e brasileiro, em particular.

O Capitulo um começa falando sobre a engenharia humana em especial e traça uma relação entre as três engenharias, a humana, a social e a física. Essa engenharia humana é a responsável pela adaptação do homem a tecnologias e de tecnologias ao homemem vários sentidos. Os seres humanos espalhados pelo mundo não possuem estrutura nem outras características uniforme e é por isso que sempre há uma inovação tecnológica para que ocorra essa adaptação e assim o mercado do rumo de engenharias vem em constante ascensão assim como a busca pela formação nessa profissão.
Infelizmente a engenharia, em aspecto cientifica, não é tão valorizada quanto asua atuação em novas tecnologias e assim os engenheiros pesquisadores perdem cada vez mais espaço em comparação aos ditos cientistas. Essa perca de espaço é recorrente até mesmo pelo Estado, pois, cientistas prevalecem na hora de atuar pelo mesmo. A relação entre cientistas e engenheiros é muito ampla, pois, ambos meio que se completam, cientistas são responsáveis por pesquisar e engenheirosresponsáveis por suas aplicações na sociedade, engenharia essa conhecida como social, porem essa engenharia é pouco reconhecida pela sociedade que exalta principalmente os cientistas “criadores”.
Na Rússia o Estado favorece a interação entre cientistas e engenheiros o que valoriza as profissões tanto quanto o prestigio quanto a remuneração. Além disso, em países como Rússia, Alemanha e Estados Unidosjovens supradotados recebem toda uma preparação para poderem ser aproveitados ao máximo, recebem todo um auxílio durante a graduação para que se tornem no âmbito da engenharia não apenas técnicos e sim exemplares profissionais. No Brasil a historia é um pouco diferente, pois esses jovens supradotados são tratados como alunos normais e isso faz com que a formação de engenheiros físicos, humanos esociais, como exemplo, não seja tão boa e tão destacada quanto à mesma em outros países.
A relação entre as engenharias física, humana e social é muito ampla e complexa, elas interferem até na construção de identidade de uma nação como no caso do Brasil, onde o desenvolvimento inicial brasileiro faz parte de sua identidade e é regido principalmente por essas três engenharias. Essas trêsengenharias, trabalhando em conjunto são responsáveis também pelo bem estar da população aliado a projetos que precisam da avaliação minuciosa das três, como exemplo a construção de uma hidrelétrica ou até mesmo de uma rede fluvial. Outro fato importante dessa relação é a importância do Brasil em relação ao mundo, pois, é a partir de estudos que se observa o que é melhor para mostrar ao mundo entreprodutos feitos por materiais únicos, ou quase únicos encontrados no Brasil, o que é muito importante não só para o crescimento econômico do Brasil, mas também para o crescimento em todos os aspectos do país. A identidade cultural brasileira é influenciada pelas três pelo fato do Brasil ser um país muito grande e muito heterogêneo, tanto socialmente quanto fisicamente, e isso faz com que cada problemade cada região seja soluciona de forma diferente o que ajuda na formação de soluções “brasileiras” evitando que sejam usadas resoluções já prontas vindas de outros países, isso também favorece na formação de engenheiros que são estimulados por buscar essas novas soluções.
Os trabalhadores são muito importantes para o crescimento tanto do país quanto individual e por isso muitos trabalham de maise descansam de menos o que é preocupante. O lazer, o descanso é muito importante na vida não só dos trabalhadores, mas também na vida de todos e no Brasil esse espaço para lazer deixa a desejar e assim cada vez mais as pessoas atuam abaixo do seu potencial. Outro ponto se dá pelo fato desses trabalhadores serem responsáveis pelo desenvolvimento de regiões brasileiras que em alguns casos acabam...
tracking img