resumo cap1, livro gilberto freyre

387 palavras 2 páginas
RESUMO DE TEXTOS
TÍTULO DA OBRA E ANO

FREYRE, Gilberto;HOMENS, ENGENHARIAS E RUMOS SOCIAIS — Livro publicado no Rio de Janeiro pela Editora Record, em 1987 Resumo 001

Já no prefácio da obra, Freyre diz que engenharia é “ a arte de aplicar conhecimentos científicos ou empíricos à criação de estruturas a serviços do homem”.

Porém, antes de caracterizar engenharia como ciência, é necessário não só criar novas tecnologias e construções. É preciso estudar, analisar, criar e adaptar não só no âmbito tecnológico, mas também no humano e social.
Sendo assim, para o desenvolvimento global do homem, a engenharia se completa quando a engenharia física, humana e social caminham juntas.

A engenharia física, caracteriza-se no lado mecânico, construtivo e tecnológico. Trata-se da engenharia mais perceptível, pois a serviço do homem, ela se manifesta em quase todas as coisas técnicas ou construtivas. Mais precisamente a engenharia física é aplicada nas obras do cotidiano humano, podemos tomar como exemplo na construção de uma cadeira destinada para universidades.

A engenharia humana, caracteriza-se em estudar os impactos benéficos ou maléficos que a engenharia física pode causar na sociedade. Cabe a ela, analisar e adaptar o feito da engenharia física na sociedade. E usa-la em vários aspectos da vida, sejam eles educacionais, recreativos ou no ambiente de trabalho. Um exemplo é analisar se a cadeira destinada para universidades é adaptada para pessoas destras ou canhotas.

A engenharia social, caracteriza-se em usar uma metodologia no modo em que o indivíduo trata dos problemas encontrados no seu ambiente. Trata em aplicar no âmbito social a engenharia física. Ela estuda a segurança da tecnologia ou construção criada para a sociedade, pensa em que condições sociais que o feito físico pode causar na sociedade. Um exemplo é estudar em que condições a cadeira destinada para universidades foi feita, e se a mesma é segura para o uso de todos os

Relacionados

  • Ciencia politica
    5279 palavras | 22 páginas
  • manual do professor sociologia
    72384 palavras | 290 páginas