Contusao e distensao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contusão
Lesão na superfície do corpo, produzida por um golpe brusco, choque ou queda. Geralmente a pele não se dilacera. Se há ruptura da pele e essa sangra, diz-se que existe laceração. O local contundido incha, dói e torna-se vermelho. Depois a contusão escurece e fica azulada, porque o sangue extravasa dos vasos sanguíneos situados sob a pele. Depois de alguns dias, a pele fica de umamarelo-esverdeado e afinal retorna à cor normal, à medida que o sangue é gradualmente reabsorvido. Compressas geladas ajudam a aliviar dor. As contusões graves devem ser tratadas por médico.

Lesão produzida nos tecidos por trauma contuso (pancada, chute,cotoveladas, etc), SEM QUE HAJA ROMPIMENTO da pele.
COMO SE MANIFESTA
-Dor e edema (inchaço) no local;
-Equimoses (manchas avermelhadas);-Hematomas (colorações arroxeadas pelo sangue extravasado).
COMO PROCEDER
-Evite movimentar a região lesionada;
-Aplique compressas frias ou saco de gelo no local;
-Caso seja necessário imobilize a região;
-Procure o médico.IMPORTANTE: uma contusão pode acarretar em hemorragia interna,fraturas ou outras lesões graves. NÃO PERCA TEMPO.

Improvise uma tala
Amarre delicadamente o membro machucado(braços ou pernas) a uma superfície, como uma tábua, revista dobrada, vassoura ou outro objeto qualquer.
Use tiras de pano, ataduras ou cintos, sem apertar muito para não dificultar a circulação sanguínea.

Improvise uma tipóia
Utilize um pedaço grande de tecido com as pontas presas ao redor do pescoço. Isto serve para sustentar um braço em casos de fratura de punho, antebraço, cotovelo,costelas ou clavícula.
Só use a tipóia se o braço ferido puder ser flexionado sem dor ou se já estiver dobrado.

Distensão Muscular:
É a lesão provocada pelo estiramento do músculo (rompimento de fibrasmusculares), ou parte dele, por movimento brusco e/ou violento.
COMO SE MANIFESTA
-Dor intensa à movimentação;
-Edema (inchaço) no local.
COMO PROCEDER
-Evite movimentar a região lesionada;-Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local;
-Faça uma bandagem para sustentação do músculo;
-Caso seja necessário imobilize a região;
-Procure o médico

A distensão muscular não é privilégio dos atletas nas competições. Pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, durante a realização de tarefas rotineiras.
A distensão muscular ocorre quando um músculo ou o tendão que seprende ao osso é submetido a um esforço que rompe algumas ou muitas fibras musculares e os vasos sanguíneos que as irrigam, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamação local. Ela pode ser de dois tipos:
1. Distensão aguda: acontece quando os tendões e os músculos são solicitados a fazer uma contração repentina, de forte intensidade. Exemplos são as contusões musculares que ocorremdurante a prática de esportes competitivos, quando levantamos objetos pesados do chão ou fazemos força brusca contra uma resistência.
2. Distensão crônica: surge em consequência de exercícios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos músculos. São as distensões musculares que atingem os corredores, os ciclistas e os que praticam esportes competitivos.
Fatores de risco
O risco desofrer distensões musculares aumenta nas seguintes situações: a) falta de condicionamento físico e do emprego da técnica adequada para a realização de cada tipo de exercício; b) falta de aquecimento antes da prática dos exercícios; c) cansaço extremo e d) excesso de peso corpóreo.
Sintomas
Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomastípicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro. Quando há rutura completa das fibras e o rompimento dos vasos sanguíneos, surge um grande hematoma no local que fica muito inchado.
No que se refere à dor, nas distensões agudas, ela pode vir acompanhada de pontadas e dificuldade de movimentação do músculo comprometido. Já, nas distensões crônicas, costuma ser...
tracking img