Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A NOVA EMBALAGEM DA LINHA SEDA TEENS  E SUA INFLUÊNCIA
NO MERCADO DO RIO DE JANEIRO













Trabalho apresentado a Universidade
      Estácio de Sá para a disciplina Pesquisade Mercado











Orientador:
Prof. Alexandre Hungria da Cunha














2008Resumo


Seda é uma marca de xampu pertencente à empresa multinacional européia Unilever.

A marca Seda é administrada pela Divisão de Higiene e Beleza da Unilever Brasil Ltda. Seda e seus logotipos são marcas registradas de terceiros: Elida Ponds, Hair Institute, Gessy Lever e Unilever Brasil. Ela é líder no mercado brasileiro de xampus, com 25% de participação, e depós-xampus (cremes e condicionadores) com 27,4%.



Segmentação de mercado

A linha Seda sofreu diversas modificações no decorrer de sua existência, não somente de produtos e embalagens, mas também no reposicionamento de sua marca.

Atualmente, devido às recentes mudanças de hábito do consumidor, campanhas de marketing e produtos têm tido mais apelo aos homens, um mercado entãocrescente e menos explorado.

Seda é uma marca popular, com participação distribuída entre todos os segmentos sociais e como estratégia de comunicação mantém uma campanha de marketing direcionada para o segmento AB.


Evolução da marca em seu segmento de mercado

Em 2003, uma análise das vendas das redes de supermercados, divulgada pela ACNielsen mostravam um crescimento de 4,3% nomercado de higiene e beleza em volume, e 12,3% em valor. Neste ano, a inflação medida nas categorias desse segmento foi de 7,7% no ano de 2002.

Em 2001, o aumento medido dos preços foi de 5,6%, com um incremento de 1% em volume e 6,6% em valor financeiro.

Segundo a ACNielsen, em 2002, a categoria de produtos que mais se destacou no segmento foi a do pós-xampu, tais comoreparadores de ponta, cremes e máscaras de tratamento.

Naquele ano, um novo hábito de cuidar de cabelo se desenhava e novos produtos surgiam, com objetivos que iam além do limpar. Neste cenário a venda de condicionadores tornou-se extremamente reelevante. Mesmo com uma inflação de 12,53%, e o preço do produto tendo aumentado 14%, o crescimento deste mercado em 2002 permaneceu acima dos 5%verificados em 2001 e as vendas cresceram 12,6% (26% em valor). A partir de então, passou a vigorar no mercado de higiene e beleza uma tendência do consumidor de não somente cuidar da beleza instantânea e atual, mas também de se preocupar com a manutenção da beleza e jovialidade. Os xampus Seda não apenas embarcaram nesta tendência, como podem ser considerados seus impulsionadores, por meio de campanhaspublicitárias que enalteciam a manutenção da beleza dos cabelos.

 Dados de mercado (2004)

Percepção da marca

    * Top of mind na categoria de shampoo: 53% das consumidoras mencionaram Seda em primeiro lugar;
    * 52% das mulheres usavam Seda como marca mais freqüente;
    * Seda estava presente em mais da metade dos lares brasileiros, com 51% de penetração;


Participação no mercado    * Na categoria de pós-shampoos, Seda tinha 27% de penetração no mercado, contra 7,5% da segunda colocada.

        Segundo pesquisa de marketing realizadas pela Unilever em 2004, 45% das mulheres tingiam o cabelo no Brasil. Nesse universo, várias combinações e fatores foram pesquisados e, em 2004, a pesquisa mostrou que, dentre as mulheres que tingiam os cabelos:

            * 49%...
tracking img