Quimica dos minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE OURO BRANCO
MINERAÇÃO














QUÍMICA DOS MINERAIS






























OURO BRANCO - 2012


COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE OURO BRANCO
MINERAÇÃO












QUÍMICA DOS MINERAIS


ALUNO: THUANNY MICHELE DOS SANTOS COSTA








TRABALHO APRESENTADO PARA
AVALIAÇÃO NA DIOSCIPLINA DE QUÍMICA
DOS MINÉRAIS, DO CURSO DE MINERAÇÃO
TURNO NOITE, DO COLÉGIOARQUIDIOCESANO,
MINISTRADO PELO PROFESSOR (a) JORDANA














OURO BRANCO - 2012

ELEMENTOS NATIVOS

Excetuando-se os gases livres da atmosfera, encontra-se no estado nativo somente cerca de
vinte elementos, que podem ser divididos em metais, semimetais e não-metais. Os metais nativos mais comuns constituem três grupos isoestruturais:
- O grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo; Os elementos dogrupo do ouro pertencem à mesma família na classificação periódica dos elementos e, portanto possuem propriedades químicas semelhantes, todos são suficientemente inertes para ocorrerem livres na natureza. Quando não estão combinados com outros elementos os átomos desse grupo estão unidos em estruturas cristalinas por ligações metálicas (relativamente fracas). As propriedades semelhantes dosmembros desse grupo originam-se da estrutura comum. Todos são apresentam dureza relativamente baixa, são maleáveis, dúcteis e sécteis. Todos são excelentes condutores de calor e eletricidade, tendo pontos de fusão bem baixos. Possuem densidades elevadas.
- O grupo da platina: platina, paládio, irídio e ósmio; Os elementos do grupo da platina são elementos mais duros e têm pontos de fusão mais elevadosdo que o do grupo do ouro.
- O grupo do ferro: ferro e ferro-níquel. Os cristais dos metais do grupo do ferro, embora isométricos, têm um retículo cúbico de corpo centrado em que cada átomo toca os outros oito átomos circundantes. Os semimetais nativos formam dois grupos iso-estruturais, são comparativamente frágeis e piores condutores de calor e de eletricidade do que os metais nativos. Estaspropriedades refletem um tipo de ligação intermediária entre a metálica e a covalente.
- Classe escalenoédrica hexagonal: arsênio, antimônio e o bismuto;
- Classe trapezoédrica-trigonal: selênio e telúrio.
Os não-metais mais importantes são o carbono, sob forma de diamante e grafita e o enxofre.
Principais elementos nativos: Ouro, Prata, Cobre, Platina, Ferro, Enxofre, Diamante e a Grafita.

Ouro -Aplicação: A sua elevada condutividade elétrica e resistência à oxidação têm permitido um amplo uso em eletrodeposição, ou seja, cobrir com uma camada de ouro por meio eletrolítico as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão de baixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio. O mesmo processo pode ser utilizado para a douragem de peças, aumentando a sua beleza evalor.
Empresa que utiliza essa aplicação: Tecno Cast Ltda

Grafita - Aplicação: A grafite é utilizada em diversas aplicações na indústria, sendo as principais: tijolos e peças refratárias, catodo de baterias alcalinas, aditivo na re-carburação do ferro e do aço, lubrificantes sólidos ou a base de óleo e água, escovas de motores elétricos, minas de lápis e lapiseiras, gaxetas de vedação, etc.Empresa que utiliza essa aplicação: Grupo Unimetal


Cobre – Aplicação: na siderurgia utilizam no processo de lingotamento continuo
os moldes onde o aço e lingotado são feitos de cobre eletrolitico onde o cobre e quase 100% puro

Empresa que utiliza essa aplicação: VSB

SULFATOS

Um grande grupo de minerais ocorrem como sulfatos, porém poucos são comuns. São minerais que possuem em sua fórmulaquímica o radical SO4. Os sulfatos dividem-se em: anidros, básicos e hidratados.
Os anidros mais importantes e comuns são os do grupo da barita, que possuem densidade
relativa diretamente proporcional ao peso atômico. Entre os sulfatos hidratados o gipso é o mais importante e abundante.
Principais minerais: Barita, celestita, anglesita, gipso e epsomita.

Gipso – Aplicação: Usado principalmente...
tracking img