Controle social e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

CONTROLE SOCIAL E DIREITO




Sumário

INTRODUÇÃO 1
CONTROLE SOCIAL E DIREITO 2
DIREITO COMO CONTROLE SOCIAL 3
DISTINÇÃO ENTRE INFLUÊNCIAS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL 4
O DIREITO E AS NORMAS DO TRATO SOCIAL 5
MORAL E DIREITO 5
A IDÉIA DE ORDEM 6
CONFLITO E ORDEM 6
SENTIMENTO E IDÉIA DE JUSTIÇA COMO CONTROLE INFORMAL 8
MUDANÇA SOCIAL E DIREITO 8
DIREITO ENORMAS TÉCNICAS 10
DIREITO E ADMINISTRAÇÃO 10
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12



INTRODUÇÃO


Como veremos a seguir, o entendimento de controle social e direito, em seus vários aspectos, constata-se que tal processo foi denominado de socialização, processo esse, que consiste em adaptar o indivíduo ao seu grupo através da tradição social, assimilando acultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se da por terminado. Inicia-se, contudo, após o nascimento do indivíduo, e através da família ou outros agentes próximos, tais como a escola, os meios de comunicação, os grupos de referência e etc. Já temos o conhecimento de que o indivíduo não socializado é aquele que trará transtornos à sociedade.
Este trabalho trata-se principalmenteda abordagem das diversas normas que norteiam a compreensão dos tópicos aqui abordados, no que cabe apontar a socialização, que tem em seu conjunto, dentre outras, o aparato de controle social, que serve para se prevenir contra o anti-social; as diferenças de controle informal e formal; as influências sociais; o trato social; a moral e o direito - com definições de exterioridade e interioridade -idéia e ordem; conflito e ordem dentre outros que servirão como base para que possamos começar a enteder a sua essência, os caminhos percorridos e suas modificações no decorrer dos tempos, e principalmente, veremos o direito tratado em seus diversos aspectos, da coersão à sanção, como formas de ajustamento de conduta – destinado a reprimir e incentivar comportamentos.
Ao final, seremos capazes deidentificar as diversas fases da evolução da sociedade através dos diversos pontos de vista que serão expostos.

















CONTROLE SOCIAL E DIREITO

A SOCIALIZAÇÃO

Os sociólogos denominaram de socialização o processo pelo qual consiste em adaptar o indivíduo ao seu grupo através da tradição social, onde a sociedade nos cerca de todos os lados com instâncias desocialização, pois como nem todos os indivíduos se socializam inteira e suficientemente, a sociedade há de estar prevenida de que o anti-social pode ocorrer em seu seio, e prepara a prevenção de sua ocorrência com uma série de normas coatoras que em seu conjunto são conhecidas como o aparato de controle social. Nela situam-se as normas do trato, as normas morais, a educação, as normas religiosas e odireito.

CONTROLE SOCIAL

Na hístoria, colhemos o legado cultural que nos oferece condições de entender o presente. Recorrendo, porém, à história temos a impressão evolutiva de experiências passadas para a realidade atual. A reconstrução não pode fazer-nos esquecer os momentos de conflitos.
O controle social apresenta-se de dois tipos: informal e formal. A coerção integra o direito, de sorteque as normas jurídicas estabelecem sanções se forem descumpridas.
Na sociedade em mudança estrutural, ocorre a anomia, isto é, os comportamentos reais não se harmonizam com os valores considerados. É o momento crucial que exige atuação dos detentores do poder para inovar os movimentos sociais eficientes que exijam ou promovam as mudanças necessárias visando à harmonia.





DIREITO COMOCONTROLE SOCIAL


Edward Alsworth Ross desenvolveu a teoria do controle social a partir de dois princípios: (1) a distinção entre influências sociais e controle social, e (2) a idéia de ordem. Podemos conceituar controle social como: ‘’conjunto de dispositivos sociais (usos, costumes, leis, instituições, sanções) que objetivam a interação social dos indivíduos, o estabelecimento da ordem, a...
tracking img