Sociedade, Direito e controle social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem é por natureza um ser social e político precisa viver em grupo, é imprescindível o contato com outro individuo. Através dessa relação é um passado conhecimento e experiências. Assim hádesenvolvimento pessoal, social e crescimento. Há muito estudos que tentam explicar o impulso associativo do ser humano. A sociabilidade é uma consequência da corporeidade e dura enquanto as almas estiveremligadas ao corpo físico, material, suscita Platão.
Aristóteles disserta que individuo é composto de corpo e alma. Defende que é da natureza o impulso associativo humano e a necessidade de interaçãocom os demais. Por essa razão o individuo fora da sociedade é um Deus ou um animal.
Santo Tomás de Aquino concorda com Aristóteles, porém afirma que há 3 maneiras de um individuo esta fora dasociedade: mala fortuna, quando ocorre por acidente; corruptio naturae, que é por alienação mental ou anomalia o cidadão se distancia da comunidade; e excellentia naturae, acontece quando o homem buscacomunhão com Deus ou aperfeiçoamento espiritual, então o mesmo se isola.
Teorias contratualistas acreditam que só a vontade do ser humano explicaria a origem da sociedade. Feita sobre contrato quepode ser alterado ou desfeito. Hobbes apesar de pregar que os indivíduos são por natureza antissocial disserta que o constante estado de conflitos levou aos cidadãos firmarem um contrato. Para quedessa forma o Estado infundisse ordem e segurança. Já para o Rousseau o sujeito é bom por natureza, à sociedade que o corrompe. E para solucionar o problema este propõe que o Estado se baseie na vontadegeral. Na qual o instrumento seria o contrato social, onde os indivíduos passam para o Estado os seus direitos e suas coisas.
Diante disso, pode-se observar que a comunidade é resultado danatureza do ser humano, que há necessidade de interação, necessidade material e espiritual com ou outros seres. Sendo a sociedade o produto do impulso natural com a vontade e consciência humana.
São...
tracking img