Controle estatistico do processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



1 – O que deu errado na iniciativa da Levi’s de implementar equipes de trabalho em suas fábricas?

R: O novo sistema levou a um impasse em que trabalhadores habilitados se sentiam prejudicados por colegas ineficientes, ficando desanimados e desencadeando uma rixa interna. Muitos dos melhores trabalhadores disseram que o primeiro resultado que notaram no trabalho em grupo foi oencolhimento de seu salário. Sempre que um membro faltava, era inexperiente ou lento, o restante do grupo precisava compensá-lo. O problema fundamental, é que a velocidade na confecção têm relação direta com habilidade e disposição do trabalhador. Outro erro foi, após a aplicação da sugestão da consultoria, os gerentes de fábrica reclamaram que os trabalhadores eram muito sentimentalistas edescomprometidos. Refletiram orgulho por não acatarem sugestões do chão de fábrica.
Porém, a empresa queria que fosse implementado o trabalho em equipe sem elaborar um plano de gestão e liderança, ou seja, ninguém sabia trabalhar em equipe.
Tiveram problemas que anularam completamente os planos iniciais, os funcionários começaram a se desentender gerando desmotivação e insatisfação colocando fim no novosistema. Além disso, por não possuir uma gestão eficiente os funcionários acabavam tendo que resolver os problemas sem orientação e suporte, desencadeando mais dificuldades.

2 – O que a Levi’s poderia ter feito de diferente para evitar os problemas?

R: Os gerentes de produção deveriam entender que dentre suas principais responsabilidades, uma das mais importantesé gerênciar pessoas e serviços ondegerir pessoas é obter a maior produtividade possível sem sacrificar a qualidade. Depois de se certificar que a mudança para grupos realmente não deu certo, poderiam implementar técnicas de job design ou Projéto de Trabalho para reestruturar a empresa com foco nas tendências: cross-training; envolvimento de funcionarios; uso de temporários; automação de trabalho manual; cargos significativos erecompensadores para todos os funcionários. Tal projeto poderia desenvolver estruturas de trabalho que poderiam atender aos requisitos da Levis e ao mesmo tempo satisfazer as expectativa de seus funcionários.
A empresa primeiro deveria analisar sua produção e seus funcionários para montar um plano de ação adequado, preparar melhor seus gestores e a relação interpessoal na empresa. Faltava tambémestímulo ao funcionários então a Levis’s poderia ter realizado um plano de metas, estudando os gargalos e focar na solução desses sem ter que mexer em todas as áreas.

3 – Crie um plano de incentivo de equipe que você acredita que funcionará.

R: Primeiro - Estabeleceria o ‘grau de especialização do trabalho’ onde pudesse ter uma expectativa das vantagens e desvantagens. Dentro da especialização dotrabalho usaria a abordagem sobre ‘sistemas sociotécnicos’ por focar a integração entre trabalho em grupo. Esta abordagem tem como foco desenvolver trabalhos que se ajustam ás necessidades da técnolgia do processo de produção ás necessidades do grupo de trabalho. Nela, os grupos de trabalho têm autonômia para solucionar problemas de produção e tomar suas próprias decisões sobre os aspectosrelacionados como escalas, alocação e até divisão do bônus.
Segundo - Daria atenção ao aspecto físico do trabalho ou “fisiologia do trabalho”, por estabelecer ciclos de ‘trabalho/descanso’, de acordo com a energia despendida em cada função. Isso possibilitaria um roteiro de atividades das mais simples as mais complexas, criando rotatividade entre funcionários de acordo com a relação trabalho/descansovesus energia gasta.
Terceiro - Empreendria um estudo de “método de trabalho” para idêntifcar atrasos, distâncias de transportes, processo, tempos, etc. Podendo otimizar a mão de obra por auxiliar na 2ª sugestão do plano, e também por eliminar qualquer parte do processo que não agreguasse valor.
Quarto - Plano de incentivo financeiro, implementando ‘bônus conjuntos e bônus individuais’,...
tracking img