Relatoria_REATIVIDADE DE METAIS

1035 palavras 5 páginas
Campus Itaqui

Relatório de Aula Prática
Reatividade de Metais

Acadêmicos:
Alexander Zborowski
André Tarrago
Marcela Nishina
Natan Galli
Paola Zorzo

Data: 18/02/2014
Professor: Geraldo Lopes Crossetti

Itaqui -RS
2014

INTRODUÇÃO
Reação de Óxidorredução: Ocorrem juntas na mesma reação química este fenonemo recebe o nome de ‘ Reação redox ou Oxidorredução que são reaçoes que transferem elétrons entre as substancias fazendo com que o numero de oxidaçao de uma substancia aumente enquanto o nox de outra substancia diminui. Não podendo ser confundido que as ligações iônicas, (transferência de elétrons de uma substancia e outra). E sim como um processo de oxidação de uma substância e a redução de outra. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada a gente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante. A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. A redução por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
Os metais que têm maior tendência de ceder elétrons são mais reativos e aparecem no início da fila de reatividade dos metais. Os metais menos reativos, com menor tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja, um metal menos reativo cede elétrons para um metal mais reativo, constitui-se uma reação não espontânea.
Podemos organizar os metais numa fila de reatividade ou menor nobreza onde os mais reativos aparecem no lado direito e os mais nobres no esquerdo, a série ou fila de reatividade também organiza os elementos com sua capacidade de se oxidar, quanto
mais

Relacionados