Controle de perdas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Perdas

• Introdução:

A prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais tem se tornado uma questão prioritária para as empresas se manterem competitivas no mercado.
Nabusca incessante pela competitividade, os acidentes representam um fator indesejável, quer seja do ponto de vista social, quer seja do ponto de vista econômico.
Com a exceção dos acidentes inevitáveis,como os maremotos, se considerarmos todos os outros tipos de acidentes podem ser evitados, podemos deixar de gastar em acidente e começar a investir em PREVENÇÃO.
Prevenção e controle de perdasConstitui-se num conjunto de diretrizes administrativas, que considera que a grande maioria dos acidentes é evitável, que as ações gerenciais podem evitar acidentes e que as perdas provocadas pelosacidentes tem causas semelhantes à causa de outras perdas empresariais.
Com isso, podemos resumir que a PERDA é o resultado de um acidente e devemos conhecer suas causas.


• Desenvolvimento

Ascausas dos acidentes
Um dos conceitos existentes para se entender as causas dos acidentes é o Modelo de Causalidade, que fixa os seguintes níveis de causas para a ocorrência do acidente: causas imediatas,causas básicas e causas administrativas.
Frank Bird, Diretor de Segurança de Serviços de Engenharia da Insurance Company North America, a fim de estudar e entender melhor todos esses conceitos,criou um modelo constituído de peças de dominó, que é conhecido como Dominó de Frank Bird.





Causas imediatas

São as circunstâncias que precedem imediatamente o contato para a ocorrência doacidente. São causas bastante evidentes e facilmente observadas. Freqüentemente são chamadas de “atos inseguros” (comportamentos inadequados que podem contribuir para um acidente) e “condiçõesinseguras” (circunstâncias que podem permitir a ocorrência de um acidente).
Nos dias de hoje, é muito comum a troca das expressões “ato inseguro” e “condição insegura” por “atos abaixo do padrão” e...
tracking img