Exercicios de estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 3
1-O que é um mercado competitivo? Faça uma descrição breve de um mercado que não seja competitivo.
R: O mercado competitivo é um mercado onde há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço do mercado. Um mercado não competitivo representa exatamente o contrário. Existe no caso uma concentração de compradores ou de vendedores que passam apossuir um poder de barganha alto e tornam-se capazes de influenciar os preços do mercado.
2- Uma mudança da tecnologia de produção leva a um movimento ao longo da curva de oferta ou a um deslocamento desta? Uma mudança de preço leva a um movimento ao longo da curva de oferta ou a um deslocamento desta?
R: Ao mudar a tecnologia de produção observa-se um deslocamento da curva de oferta para adireita já que esta mudança faz com que os vendedores aumentem a quantidade ofertada a cada preço. A mudança de preço leva a um movimento ao longo da curva, já que está não afeta a quantidade ofertada a cada preço.
3- Defina o equilíbrio de um mercado. Descreva as forças que conduzem o mercado em direção ao equililíbrio.
R: O equilíbrio de mercado é a situação na qual o preço de mercado atingiu onível em quantidade ofertada igual à quantidade demandada. Caso o mercado não esteja em equilíbrio às atividades dos diversos compradores e vendedores conduzem automaticamente o mercado ao preço de equilíbrio.
Aula 4
1- Em economia qual a importância da hipótese coeteris paribus?
Quando estamos estudando o comportamento do consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudocontinua o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto. Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade demandada diante de diferentes preços.
2- Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e
quantidade demanda? Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preçodefinido em um mercado. A quantidade demandada em um mercado é a soma das quantidades demandadas por todos os compradores a cada preço.
3- Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria? Oferta significa a quantidade de um bem ou serviço que os vendedores desejam vender por um preço definido em um mercado. A oferta de uma mercadoria depende de variáveis comotecnologia, preço de insumos, número de vendedores e expectativa.
4- O que ocorre com o equilíbrio de mercado, nos seguintes casos:
a) aumento do preço do bem complementar;
Se o preço do bem complementar aumentar, haverá um excesso de demanda do bem principal uma vez que a renda do consumidor for considerada fixa.
b) diminuição do preço de um bem substituto;
Se o preço de um bem substitutodiminuir, haverá uma redução na demanda do bem que foi substituído e um aumento na demanda do bem substituto.
c) diminuição na renda do consumidor (normal ou inferior?).
Se o bem for normal e temos uma diminuição na renda do consumidor, teremos uma redução na demanda e se o bem for inferior teremos um aumento na demanda.

Aula 5
Produção:
1- O que é uma função de produção? Em queuma função de produção de longo prazo difere de uma função de produção de curto prazo?
Uma função da produção seria a relação entre a quantidade de insumos utilizada para produzir um bem e a quantidade de bens produzidos. Elas diferem pois a curto prazo temos que as quantidades de um ou mais insumos não pode ser modificada e a longo prazo temos um período te tempo necessário para tornar todos osinsumos variáveis.

2- As isoquantas podem ser convexas, lineares ou em forma de L. O que cada uma dessas formas lhe diz quanto à natureza da função de produção? E sobre a TMST? As isoquantas convexas são de uma função de produção com rendimentos marginais decrescentes e a TMST também é decrescente. Uma vez em que se adiciona uma quantidade cada vez maior de trabalho em substituição ao...
tracking img