Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO




Escolha dos Objetivos e das Estratégias




A semântica da área de estratégia é imprecisa e confusa. Na vida real, inúmeras vezes o trabalho de formular estratégias para uma organização foi interrompido porque dois participantes significativos se recusaram a concordar com a definição de objetivo, meta, missão, propósito, etc.

Que se querde uma organização?

É a estrutura do poder da empresa que vai determinar os objetivos da empresa, estratégias, políticas, procedimentos, programas, estruturas, etc, e esta determinação vai refletir o que expusemos. Se a “estrutura do poder” vai conseguir sucesso ou não, dependerá de seu relacionamento com os demais subsistemas e indivíduos que constituem a empresa, o que nos leva aosproblemas comportamentais de participação, motivação, persuasão, aceitação de mudanças, comunicação, etc. A estrutura de poder, em geral, tem como objetivo principal à manutenção de seu poder e, se possível, o aumento deste poder.

Perguntas Básicas

Podemos formular as perguntas básicas a que uma organização deve responder, cujas respostas representarão o que se quer de uma organização:FAZER - o que? SER - o que? ESTAR onde/quando?




As respostas a essas perguntas são o conteúdo dos objetivos (metas, alvos ou propósitos) genéricos de uma organização. Definem-se como objetivos genéricos de uma organização:




FAZER alguma coisa.

SER alguma coisa.

ESTAR em algum lugar ou em algum momento.




Os objetivos genéricos de uma empresasão:

FAZER alguma coisa, em algum local ou mercado, por algum tempo.

SENDO: Lucrativa, crescente, prestigiosa e duradoura.




Alguns autores chamam o conjunto de objetivos específicos de MISSÃO e consideram que, sendo ela também especifica, diferencia uma empresa das demais.

FAZER ou produzir um produto ou produtos ou serviço(s) em mercado(s) específico(s) de data talem diante (pode ser uma para cada tal produto ou serviço) até a data tal(pode ser indeterminada.

SENDO: Lucrativa, crescente, prestigiosa e duradoura.




Objetivo Lucro




A empresa transforma insumos em produtos ou serviço pelo processo de elaboração que escolheu. O processo estratégico geral vai dedicar-se a tomar decisões sobre que insumos e processos de elaboração utilizarpara aumentar a eficácia, a eficiência e o lucro.




Objetivo Crescimento




O crescimento da empresa em patrimônio líquido deve ser decorrência das estratégias de maior lucro desde que se reinvista o lucro excedente. Poderia também ser obtido, mantendo-se o lucro igual, desde que houvesse maior investimento na empresa, oriundo de fontes externas. A empresa pode procurar ocrescimento do faturamento sem aumento do lucro total, visando à maior presença no mercado e à melhoria da posição competitiva.

Objetivo Sobrevivência




As estratégias ligadas a esse objetivo demandam ações preventivas, como; prospecção tecnológicas; elaboração de cenários e podem assumir várias formas:




Alianças Estratégicas.

Cartelização.




É importante para asobrevivência uma boa capacidade de adaptação e flexibilidade que são facilitadas pela aprendizagem organizacional.




Objetivo Prestígio




Para se alcançar o prestígio, deve-se desenvolver imagem e identidade da organização que traga prestígio, mantendo uma imagem de qualidade, pontualidade, seriedade e progresso. A imagem e a identidade são percebidas pelo(s) público(s) da empresa.Avaliação e Aprovação das Estratégias




A avaliação das estratégias é muito semelhante à avaliação de decisões. A avaliação de uma estratégia pode ser feita antes, durante e após sua implementação. Antes da implementação, o julgamento é feito baseado parcialmente em estimativas, e pode interromper a implementação. Ela sendo após a implementação será verdadeira e medida de...
tracking img