Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES - UM CASO PRÁTICO

Introdução

Com o processo de abertura da economia e dos mercados, cresce de forma contínua no meio empresarial a preocupação de prover as empresas de sistemas de informações eficazes, que permitam aos gestores melhor controle dos processos operacionais e maior eficiência nas tomadas de decisões.No ambiente competitivo em que estão inseridas as empresas atualmente, fica cada vez mais evidente a necessidade de um adequado detalhamento e gerenciamento de seus custos em todos os níveis, de maneira que os gestores possam obter informações relevantes relacionadas com custos e desempenho de processos, atividades, produtos, serviços e clientes. Neste contexto, as empresas necessitam de sistemasde custeio, que assumam papéis fundamentais como ferramentas de gestão. Kaplan e Cooper (1998:13) afirmam que um sistema de custeio não basta. As empresas precisam de sistemas de custeio para realizar três funções principais:
• avaliar estoques e medir o custo dos bens vendidos para a geração de relatórios financeiros;
• estimar as despesas operacionais, produtos, serviços e clientes; e
•oferecer feedback econômico sobre a eficiência do processo a gerentes e operadores.
Os gestores precisam de informações oportunas, precisas e adequadas sobre custos para tomar decisões estratégicas e conseguir aprimoramentos operacionais. No passado, quando a variedade de produtos e processos era limitada e a excelência nos processos de manufatura não era essencial ao sucesso, talvez bastasse umúnico sistema de custeio. Hoje, porém, isso não é mais possível. Os sistemas de custeio tradicionais continuam sendo adequados para a geração de relatórios financeiros, no entanto, inadequados para o processo de tomada de decisão (Kaplan e Cooper, 1998:13-14).
O presente trabalho apresenta um caso prático de análise e desenvolvimento de um modelo de custeio baseado em atividades em empresa do setorindustrial, onde busca-se evidenciar uma metodologia de identificação de objetos de custo, processos, subprocessos, atividades e direcionadores de custos (cost drivers). O trabalho tem seu desenvolvimento fundamentado nos recentes conceitos do Custeio Baseado em Atividades – abc.
O trabalho é desenvolvido em duas partes distintas. A primeira refere-se à fundamentação teórica, abordando todas asfases sugeridas pela literatura para o desenvolvimento de um modelo ABC, a qual é necessária para dar suporte ao desenvolvimento prático. A segunda refere-se à parte prática do trabalho, desenvolvida no interior da fábrica objeto deste estudo, com o apoio técnico do gerente industrial.

Custeio baseado em atividades
Os sistemas de custeio baseados em atividades surgiram em meados da década de 80com o objetivo de suprir a necessidade de informações mais adequadas sobre o custo de produtos, serviços, clientes e canais específicos. Os sistemas ABC permitem que os custos indiretos e de apoio sejam direcionados primeiro a atividades e depois a produtos, serviços e clientes. Assim, proporcionam aos gestores um quadro mais nítido e detalhado dos aspectos econômicos envolvidos em suas operações(Kaplan e Cooper, 1998:15).
O Custeio Baseado em Atividades foi desenvolvido para melhorar as informações sobre custos de produtos. Mas através da análise das atividades ele possibilita várias outras melhorias, até então de difícil implementação. Além disso, auxilia e direciona a empresa na formulação de planos estratégicos e nas decisões operacionais, identificando oportunidades de negócio.Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, percebe-se na maioria das indústrias um crescimento contínuo dos custos indiretos (overhead), e quase na mesma proporção um decréscimo relativo dos custos diretos. Daí a necessidade de um tratamento adequado na alocação dos custos indiretos de fabricação aos produtos, uma vez que os graus de arbitrariedade e de...
tracking img