Processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES

Localizar instalações significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se fará a administração do empreendimento.

1) Importância das Decisões Sobre Localização

Cada empresa tem suas particularidades, fazendo com que o problema de localização seja específico de cada situação.Algumas companhias ou empreendimentos considerarão mais importante ficar próximas aos clientes (como um supermercado, um hospital, etc.), enquanto outras serão atraídas pela proximidade das matérias-primas e/ou componentes (como uma olaria ou uma fábrica de cimento). Outras, ainda, dirigir-se-ão para locais onde a mão-de-obra seja abundante e/ou bem treinada.

Decisões de localização não se restringema novas empresas, as já existentes enfrentam problemas de localização quando:
• Os insumos básicos esgotam-se ou tornam-se muito caros.
Ex.: esgotamento de uma mina ; a necessidade cada vez maior de água ou energia que não podem ser obtidas a curto prazo.
• A capacidade instalada já é insuficiente para o atendimento da demanda.
Ex.: expansão da capacidade com abertura de filiais ou depósitos2) Opções Básicas para Empresas em Operação

2.1) Expandir as instalações já existentes:
• Se houver espaço disponível
• menores custos

2.2) Adicionar nova unidade:
• Necessidade de verificação do impacto sobre o sistema total em termos de custo/benefício com a abertura.

2.3) Fechar em uma unidade e abrir em outra:
• É importante balancear os custos de abrir e fechar.
• Ofechamento de uma unidade pode se dar por mudanças de mercado, exaustão de matérias-primas, dificuldades de expansão no próprio local, etc.

3) Fatores Determinantes nas Decisões de Localização

3.1) Localização das matérias-primas – as empresas procuram se localizar junto às fontes de matérias-primas principalmente se forem perecíveis ou se o custo de transporte for muito elevado.
Ex.: fábricas depescado (região litorânea)

3.2) Mão-de-obra – deve ser verificado se há oferta em quantidade e qualidade suficiente, evitando altos custos de treinamento de pessoal, embora para algumas empresas isso seja relativamente comum, dadas as atividades muito específicas em que são engajadas.
Existem ainda locais que inibem a instalação de novas empresas:
• onde sindicatos estão muito atuantes epresentes;
• atitudes da mão-de-obra que dependem da cultura da região tais como elevado índice de absenteísmo e rotação de pessoal.

3.3) Água e Energia Elétrica – refere-se à disponibilidade desses insumos na quantidade suficiente para a atividade da empresa. As diferenças de preços por todo o país não são muito significativas.
Ex: Indústrias de papel, refinaria de açúcar, indústrias químicas,etc. (água). Indústria de alumínio, mineradoras, etc. (energia elétrica)

3.4) Localização dos Mercados Consumidores – é difícil, no caso de atividades industriais estar, ao mesmo tempo, próximas dos mercados fornecedores e dos mercados consumidores.
Os custos de transporte e a estratégia competitiva estarão entre os fatores decisórios.
As organizações de serviços sem fins declaradamentelucrativos, mantidas pelas autoridades governamentais, serão geralmente orientadas pelas necessidades dos clientes (hospitais, postos de correios, delegacias,...).

3.5) As atitudes da comunidade e o local definitivo - existem comunidades a favor (oferecem incentivos) e contra (poluição ambiental) a presença de novas fábricas em suas proximidades.
Deve-se considerar a instalação de fábricas em parquesou distritos industriais, que leva a menores custos de produção e possuem uma infra-estrutura de redes elétricas, água, ferrovias ou grandes rodovias nas proximidades.

4) Avaliação de Alternativas de Localização

Alguns métodos são considerados:

4.1) Ponderação qualitativa – determina uma série de fatores, atribui-se um peso e uma nota segundo sua importância a cada fator.
Exemplo:...
tracking img