Gestao democratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM COMPROMISSO DA COLETIVIDADE EDUCACIONAL

Elenice Bentes Sarmento 1

RESUMO
A Gestão Democrática: Um Compromisso da Coletividade Educacional torna-se uma problemática no âmbito escolar pela falta de conhecimento diante do que é democracia e qual a sua finalidade para a escola. Sendo assim, é necessário que se conheça não apenas a palavra gestão democrática, é precisoconhecer o sentido real dessa nomenclatura para que possa surtir efeito diante da tomada de decisões por parte do gestor. É evidente que essa nova forma de governo surgiu na década de 80, no Brasil, como uma alternativa da comunidade escolar participar ativamente da construção do projeto político pedagógico, projeto este que precisa ser construído coletivamente e não individualmente. É necessárioesclarecer que a Gestão Democrática ainda é vista como um ato centralizador, onde o que impera é a concepção do gestor e não o coletivo. Essa nova visão do fazer pedagógico é a oportunidade da transparência do trabalho que é realizado na escola, pois é preciso um conhecimento de todos os que fazem a educação para que as ações futuras sejam um caminho concedido por todos os que compõem a unidade deensino, Corpo Técnico, Administrativo, bem como o Grêmio Estudantil. Nesse sentido, este artigo elencou as principais concepções de como a gestão democrática deve ser realizada na escola. Dessa forma, utilizou-se como metodologia de trabalho, uma pesquisa bibliográfica a partir de leituras sistematizadas com fichamento de artigos, livros, bem como pesquisa da internet para que os resultados fossemsatisfatórios.
Palavras-Chave: Gestão. Democracia. Compromisso. Coletividade. Educação.

Introdução
Este artigo configura-se como uma ferramenta indispensável para a realização de um trabalho conjunto no ambiente educacional. Nessa perspectiva, a Gestão Democrática: Um Compromisso da Coletividade Educacional torna-se uma problemática no âmbito escolar pela falta de conhecimento diante do queé democracia e qual a sua finalidade para a escola.
_______________________________

É imprescindível explicar que a Gestão Democrática ainda é vista como um ato autoritário, onde o que prevalece é entendimento do gestor e não o coletivo, essa nova visão do fazer pedagógico é a oportunidade da transparência do trabalho que é realizado na escola, pois é preciso um conhecimento de todos os quefazem a educação para que as ações futuras sejam um caminho concedido por todos os que compõem a unidade de ensino, Corpo Técnico, Administrativo, bem como o Grêmio Estudantil. Nesse sentido, este artigo elencou as principais concepções de como a gestão democrática deve ser realizada na escola. Dessa forma, utilizou-se como metodologia de trabalho uma pesquisa bibliográfica a partir de leiturassistematizadas com fichamento de artigos, livros, bem como pesquisa da internet para que os resultados fossem satisfatórios.

Democracia, uma conquista de todos

A democracia surgiu como uma alternativa do povo participar ativamente das decisões de uma dada sociedade, desmitificando a centralidade que era vista antes da década de 80. Essa nova concepção é uma alternativa de todos os cidadãospoderem decidir a direção que o “barco deve seguir”. Dessa forma, é notório esclarecer que a partir dessa nova forma de governo, o Brasil passou mesmo que paulatinamente a reorganizar o sistema organizacional que imperava a muitos anos nesse país. AURÉLIO (2000) reforça descrevendo que “Democracia é governo do povo, soberania popular; doutrina ou regime político baseado nos princípios de soberaniapopular e da distribuição equitativa do poder”.
Dalberio (2007, p.1,2) diz que:

(...) Vivemos em um país cuja opção de governo é a democracia. Denomina-se democracia (do grego demos, “povo”, e Kratos, poder) uma forma de organização política que reconhece a cada sujeito, como membro da comunidade, o direito de participar da direção e da gestão dos assuntos públicos. Assim, podemos afirmar...
tracking img