Controladoria i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a controladoria e seus conceitos, sua importância para diversas áreas empresariais e sua influência para um crescimento bem sucedido. Bem como seu devido uso e aplicação para a utilização nas empresas visando sempre a melhor tomada de decisão.
Com base nesse conceito abordaremos neste estudo, temas que envolvem práticase aplicação dentro da controladoria, partindo do contexto histórico até os dias atuais. Conheceremos aqui os principais termos e conceitos do papel de um controller e a sua importante atuação dentro de uma organização.
Vamos ajudar o Sr. João dos Anzóis em seu novo empreendimento que consiste em vender cachorro quente no pátio da Faculdade Inovação. Nosso auxílio consiste na prestação deconsultoria analisando a situação como um todo e fornecendo ao final um relatório de Controladoria com sua a missão do negócio, orçamentos, riscos prováveis, planejamento tanto estratégico quanto operacional e por fim apresentamos nossas conclusões finais sobre o futuro do empreendimento do Sr. João dos Anzóis.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MODELO DE GESTÃO

Conforme Padoveze (2010), ascrenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, que, por sua vez, interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa, o que denominamos de modelo de gestão. O modelo de gestão ideal deve ser estruturado considerando os seguintes aspectos:
. Processo de gestão do sistema empresa-Planejamento, execução, controle;
. Avaliação dedesempenho das áreas e dos gestores-responsabilidades pelos resultados das áreas sob seu comando;
. Processo decisório centralização ou descentralização;
. Comportamento dos gestores-motivação, empreendedores.
Modelo de Gestão é produto do subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhoresalternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. (PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica 2010 -2°ed.pg. 25.).

2.2 O PROCESSO DE GESTÃO

O Processo de Gestão, também denominado de processo decisório, é um conjunto de processos decisórios e compreende as fases do planejamento, execução e controle da empresa, de suas áreas e atividades. Por processo entende-se asucessão de estados de um sistema, que possibilita a transformação das entradas do sistema, nas saídas objetivas pelo mesmo sistema. (PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica, 2010 -2° Ed.pg. 26.).
De acordo com Padoveze, (2010) o Planejamento Subdivide-se em duas fases: da empresa incorpora uma etapa adicional, que é a que finaliza o planejamento das operações, denominadaProgramação.


2.3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento estratégico é a etapa inicial do processo de gestão, onde a empresa formula ou reformula suas estratégias empresariais dentro de uma visão específica do futuro. É a fase de definição de políticas, diretrizes e objetivos estratégicos, e tem como produto final o equilíbrio dinâmico das interações da empresa com suas variáveis ambientes.Nesta etapa, realizam – se as leituras dos cenários do ambiente e da empresa, comumente confrontando as ameaças e oportunidades dos cenários vislumbrados com os pontos fortes e fracos da empresa. (PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica, 2010 – 2°ed.pg. 27.).

2.3.1 Planejamento Operacional

Define os planos, políticos e objetivos operacionais da empresa e tem como produto finalo orçamento Operacional. Realiza-se, geralmente, através do processo de elaboração de planos alternativos de ação, capazes de implementar as políticas, diretrizes e objetivos do plano estratégico da empresa, e do processo de avaliação e aprovação deles. (PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica, 2010 – 2°ed.pg.27.).

2.4 PROGRAMAÇÃO

De acordo com Padoveze, (2010) é a fase do...
tracking img