Controladoria: A essencialidade e tempestividade das informações fornecidas pela Controladoria de um grupo de varejo do Brasil.

3769 palavras 16 páginas
Controladoria: A essencialidade e tempestividade das informações fornecidas pela Controladoria de um grupo de varejo do Brasil.

Ana Almeida
Graduando em Ciências Contábeis - UNEB ana.almeidaxx@gmail.com Lázaro de Oliveira Brito
Graduando em Ciências Contábeis - UNEB lazaro.brito@live.com Maria Clara Carvalho Magalhães
Graduando em Ciências Contábeis - UNEB eumccm@hotmail.com Márcio Santos Sampaio
Prof. Curso Ciências Contábeis - UNEB marcio_sampaio1@hotmail.com Área Temática: Controladoria.

RESUMO

O processo decisório é fundamental para o crescimento das empresas diante do mercado altamente competitivo, exigindo do responsável pela decisão a expertise para avaliar a alternativa que melhor se adeque ao cenário na qual está inserida a empresa. Para que estas escolhas sejam potencialmente bem sucedidas faz-se necessário que o decisor esteja em posse de informações confiáveis fornecidas pela controladoria em tempo hábil, visando um planejamento adequado e eficiente compatível com as metas da empresa. O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da controladoria dentro de uma holding, verificando o nível de utilização das informações fornecidas pela controladoria. Neste sentido, serão evidenciadas neste trabalho as relações entre teoria e prática de ações e ferramentas utilizadas na área da controladoria. Essa pesquisa tem como precípuo escopo traçar o perfil das informações fornecidas e os métodos utilizados pela controladoria do grupo que compõe o estudo e, por fim, analisar os dados obtidos por meio da pesquisa correlacionando-os com a teoria estudada, com o objetivo geral de verificar a essencialidade e tempestividade das informações fornecidas pela controladoria aos tomadores de decisões O trabalho foi desenvolvido no formato de estudo de caso visando obter informações para se chegar à resposta do problema da referida pesquisa. Na primeira parte da pesquisa foi realizado o levantamento bibliográfico, fundamentado em artigos,

Relacionados

  • arq4f8dc8b99ce7d
    187798 palavras | 752 páginas
  • Observação da realidade organizacional do banco alfa & ômega: um resumo analítico
    34413 palavras | 138 páginas
  • Normas auditoria
    448111 palavras | 1793 páginas
  • Lei De Licita Es Entendimento TCU
    395057 palavras | 1581 páginas
  • COL INF TCU LICIT CONT Junho
    644077 palavras | 2577 páginas