Contra mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Violência Contra Mulher é uma realidade, experimentada em várias partes do planeta , em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos , no meio urbano e rural , em grandes e pequenas cidades e nas mais variadas classes ou grupos sociais . Como os factores culturais são aquelas que mais fortemente definem a possibilidade de que a violência seja usada contra a mulher como meio legitimo e socialmenteaceite para resolução de conflitos de interesse ou outros objectivos , é nas regiões onde uma cultura e uma sociedade que aceita ou tolera este tipo de violência , que a Violência Contra Mulher será mais visível .
1.2 - A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Os governos (municipais) dispostos a combater a Violência Contra Mulher devem estar cientes de que:
* a) A discriminação sexual não é trivial ouirrelevante em comparação com outros problemas sociais que atingem questões de sobrevivência e bem-estar da população , visto que muitas mulheres são vitimas fatais da Violência Contra Mulher , o que quer dizer que apenas pelo facto de terem nascido mulheres estão numa posição desprivilegiadas e frequentemente sem auxilio de politicas públicas que pode fazer a diferença entre a vida e a morte.* b) O abuso contra a mulher ocorre dentro de um padrão cultural que o propicia , mais isto não quer dizer que não haja nada a ser feito. A violência Contra Mulher não é um problema insolúvel , nem tampouco privado ou individual , mas um assunto politico e público que requer a atenção do Estado , nas instâncias federais , estaduais e municipais .Os Direitos das Mulheres são parte dos DireitosHumanos e como tais devem ser respeitados . Acções que visem fazer cumprir os Direitos das
Mulheres são acções no âmbito dos Direitos Humanos.
* d)  O abuso contra a mulher não é inevitável ou amplo de mais para ser considerado no escopo das politicas publicas, tão pouco sua consideração resulta em ignorar outros problemas vinculados a Direitos Humanos.
1-3 - Espaço da Violência Contra aMulher
A violência contra mulher ocorre em dois espaços diferentes: a casa, seja ela da vítima ou do agressor, e a rua , compreendendo-se ai o local de trabalho, de estudo, de lazer, etc. O imaginário social vê a casa como um lugar seguro, onde o ser humano pode se abrigar e estar protegido contra possíveis perigos, venham eles de fonte natural ou humana. Contudo, para maior parte das mulheres quesofrem ou sofreram algum tipo de violência de género, a casa é o lugar mais perigoso.
Embora grande parte dos casos de violência de género seja perpetrada por homens agressores contra mulheres, há um número pequeno de casos em que a agressora é as mulher, contra uma outra mulher, normalmente em arranjos de relações homossexuais, ou contra o homem. É possível, portanto que uma homossexual femininaenseje um ambiente propício á violência de género, embora esses casos sejam poucos relatados.
1-4 - Violência Doméstica Contra a Mulher
Não há na literatura sobre o tema definições clara sobre quais situações constituem e quais não constituem violência doméstica contra a mulher. Esta categorização tem sido, até agora, muito intuitiva do que formal. Com o objectivo de traçar linhas gerais queorientem profissionais dos municípios e não só , que trabalham directamente com a violência contra a mulher, elaborei uma conceituarão que não pretende, de forma alguma, esgotar o tema.
A violência doméstica pode ser segundo duas variáveis ; quem agride e onde agride. Para que a violência sofrida por uma mulher esteja enquadrada na categoria "doméstica" ,é necessário o que o agressor seja algumfamiliar seu , pessoa que frequente sua casa ,ou em que ela frequenta , ou pessoa que more com ela - namorado , noivo , amigo , agregado .O espaço doméstico , portanto , se torna a segunda variável , delimitando o agressor como pessoa que tem livre acesso a ele.
Acções violentas de pais contra filhos e filhos contra pais , por exemplo ,constituem o que se conceitua como violência doméstica .A...
tracking img