Artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de História
No ano de 1937 o Estado entrou com maior decisão em uma política de substituir importações pela produção interna e estabeleceu uma indústria de base. Com a entrada do Brasil nasegunda guerra o governo tornoui a si a supervisão da economia, com isso o incentivo a industrialização foi por veze a a associada do nacionaçismo porém Getulio Vargas, evitou mobilizar a nação em umacruzada nacionalista. Essa corrida de nacionalização estava sujeita a várias leis por ex a historia da implantação inicial da grande industria siderurgica se contém nos limites do estado novo.Diferentemente do aço o desenvolver da indústria petrolifera se veio depois da segunda guerra mundial.
A política trabalharista
Ela pode ser vista sobre dois olhares O das iniciativas materiais e o dacriação da imagem de Getúlio o protetor dos trabalhadores, No primeiro aspecto a carta de 1937 bvoltou para da importancia ao principio da unidade sindical, mais em 1939 o decreto estabeleceu aorganização sindical tornando mais depende do estado, eM 1940 foi criado imposto sindical que acabou por tornar o sindicato mais atuante em defender interesses próprios do estado ao invés de defender ointeresse dos trabalhadores. No segundo aspecto Getúlio se deu como o pai dos trabalhadores por ter implementado o direito que os trabalhadores não tinham a (CLT) consolidação das leis trabalharista ,Getúlio usava a imprensa como meio de comunicação e tinha forte aceitação popular.
O serviço público
O serviço público na primeira república ajustou-se a política como cargos arranjados salvo rarasexceções. Não existia o concurso e os quadros especializados se mantinham, apenas para uma pequena elite. A principal instituição responsavel pela reforma da administração pública foi o departamentoadministrativo do serviço público (DASP) departamento do serviço adminstrativo público com tudo uma lei estabeleceu a separação do servidor em duas categorias principais:
1 ° Funcionários Públicos...
tracking img