A violencia contra a mulher

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – EAD

PINHEIRO, Lucimar. BARREIRO, Eva L. e COSTA, Sueny.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NO ATENDIMENTO AS MULHERES VITIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Parauapebas
2011
PINHEIRO, Lucimar. BARREIRO, Eva L. e COSTA, Sueny.

AIMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NO ATENDIMENTO AS MULHERES VITIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Fundação Universidade do Tocantins- UNITINS exigência para a obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.
ORIENTADORA: Profª. Eva Ferreira de Carvalho

PARAUAPEBAS - PA
2011

RESUMO
O tema violência doméstica contra mulheres, tem como objetivo analisar osimpactos sociais, vivenciados pelas mulheres que sofrem a violência doméstica. De forma mais especifica procurou-se identificar as competências e abordagens dos órgãos especializados em orientá-las e prestar-lhes atendimento social, jurídico e psicológico com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre as relações de gênero com enfoque no empoderamento e favorecendo a participação de grupos derecuperação e/ou elevação da auto-estima e o reconhecimento do exercício de seus direitos. O presente artigo é de natureza bibliográfica e documental com base nas informações contidas nos históricos dos órgãos de proteção e assistência social à Mulher e através da análise da Lei 11.340, a chamada Lei Maria da Penha.
PALAVRAS-CHAVE: Violência doméstica; Lei Maria da Penha; Proteção Social;INTRODUÇÃO
Durante muitos anos a mulher era considerada como objeto, um sujeito social com pouco ou nenhum direito e por isso, muitas vezes sofriam inúmeros tipos de violência, toda essa trajetória de violência e sofrimento acontecia no seu âmbito familiar.
A violência contra a mulher é um fenômeno complexo que pode está presente em todos os âmbitos da vida. Atualmente a violência doméstica é percebidaprincipalmente pela mulher como algo comum no seu cotidiano, onde segundo estudiosos fatores como, o desemprego e a baixa escolaridade também agravam a ocorrência da violência contra a mulher por dependerem financeiramente de seus parceiros.
No desenvolvimento da pesquisa sobre a violência doméstica e a intervenção do serviço social, encontramos um numero considerável de pesquisas, em especial noque se refere as mulheres vitimadas de agressões físicas, e a necessidade de melhorar os meios de comunicação em divulgar e orientar as mulheres, e quais os órgãos que possam assegurá-las e protegê-las contra a violência doméstica, além do âmbito policial.
A escolha do tema foi motivada a partir dessa questão, onde surge o interesse de se saber como a mulher que sofre violência pode chega aosórgãos que prestam serviços de assistência e proteção a Mulher, e a atuação no serviço social nesse processo para garantia de direitos e cidadania.
O objetivo deste trabalho de estudo é analisar os impactos sociais que na qual perpassa a mulher que sofre a violência doméstica. Bem como identificar a importância dos órgãos especializados no processo de orientação e abordagem com o intuito deproporcionar-las a reflexão sobre as relações de gênero com enfoque no empoderamento e favorecendo-as a participarem de grupos de recuperação e/ou elevação de sua auto-estima e o reconhecimento do exercício de seus direitos.
Para a elaboração deste trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica com intuito de absorver as informações contidas nas abordagens dos teóricos que pesquisam o tema em questãoe os dados estatísticos dos órgãos de assistência e proteção à mulher.
Este trabalho abordará a principal lei nº 11.340/06 referente à violência contra a mulher “Lei Maria da Penha”, as políticas públicas e os meios de proteção às mulheres vítimas da violência doméstica.
Assim, o presente trabalho iniciará com um histórico da lei Nº 11.310/06 referente a violência contra a mulher, bem...
tracking img