Contos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A loucura banal
Machado de Assis, um ser que se mostrou capaz em tudo que fez, suas obras mostram a capacidade com que ele as criou, pois tudo que fez, fez com interesse. Em toda extensão, suaobra revela as qualidades necessárias para um autor principiante refletir e tomar como exemplo a seguir. Ele é mestre. Domina as técnicas narrativas. Maturou-as na leitura dos clássicos, naleitura de seus contemporâneos, a exemplo do conto “três tesouros perdido”.
Faz-se presente no conto a ironia que penetra toda sua obra e a clareza das imagens aliadas à economia das palavras bemescolhidas e bem dispostas. O pequeno conto trata de uma traição amorosa onde Sr. F, o traído, tenta resolver a situação propondo a saída imediata do possível traidor, o Sr X, que reluta contra asaída, mas ver que é em vão, pois o Sr. F retira do bolso uma pistola, fazendo com que ele tenha que partir sem relutância de ficar, contudo vendo ele a obrigação de ter que partir pergunta aoSr.F pelos seus recursos, e ele sempre previdente lhe dar dois contos de réis para os gastos da viagem.
No dia seguinte o Sr.F retorna a sua casa, chagando lá ele encontra um bilhete deixado porsua mulher a Sra.E, que se despedia dele pois havia partido para Europa acompanhada do P, que era um grande amigo seu. Ele observando que estava sendo traído por seu grande amigo ver que nãopoderia perder tudo e decidi ir pegar de volta seus dois contos de réis. Retornou ele a casa do Sr.X, e logo encontra um moleque que lhe dar a noticia que o Sr.X já havia partido, isso fez com queele desmaiasse e logo quando tornou estava louco varrido por conta do dinheiro.
Dessa forma vemos que o apego ao dinheiro traz consequências horríveis, apesar do personagem principal ser traído,isso não foi motivo maior para tão doloroso fim, mas sim o apego ao dinheiro foi o maior motivo para tão horrível e triste fim: a loucura, loucura essa que dinheiro algum poderia reverter.
tracking img