Contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CARACTERISTICAS DOS CONTOS TRADICIONAIS

De acordo com Nelly Novaes Coelho em Literatura infantil: teoria, análise, didática (2000) as narrativas infantis de ontem e de hoje abrangem características totalmente divergentes, devido à mudança de pensamento e comportamento da civilização nos dias atuais. Os valores tradicionais do Romantismo do século XIX foram substituídos pelos novos valoresgerados a partir do pensamento crítico de uma sociedade que questiona a importância de certos valores conservadores.
Coelho faz um paralelo entre temáticas e as peculiaridades formais que diferenciam as literaturas de ontem e de hoje, com a intenção de “ajudar os jovens professores a se situarem, criticamente, diante da realidade histórica/social/cultural que os cerca, e poderem relacioná-lacom a tradição herdada pelo nosso século, mas hoje em plena desagregação” (COELHO, 2000, p. 19).
Nos contos de fadas tradicionais são marcantes as características como: o individualismo, obediência absoluta a autoridade, sistema social que valoriza os bens materiais (o TER), moral dogmática, sociedade sexófoba, reverência pelo passado, concepção de vida fundada na visão transcendental da condiçãohumana; o racionalismo, o racismo, a criança idealizada como adulto (COELHO, 2000, p. 19).
Sem a necessidade de um estudo detalhado dos contos fadas tradicionais é possível identificarmos a presença das características citadas anteriormente.
O sistema autoritário, a obediência obrigatória aos ideais impostos pela igreja católica ( autoridade máxima, detentora do saber) e pelos reis( detentoresdos feudos e das riquezas minerais); a imposição de um sistema social no qual a riqueza prevalece sobre o caráter do ser, o trabalho em muitas das vezes sendo realizado quase de que forma escravocrata, que beneficia mais ao patrão do que ao empregado, que em diversas situações é ridicularizado e inferiorizado perante aos seus semelhantes apenas no que diz respeito à espécie e não a condiçãosocial se faz presente em praticamente todos os textos (COELHO, 2000, p.19).
Podemos destacar a narrativa do conto Cinderela, como um exemplo nítido desta condição, pois durante grande parte da narrativa é condenada ao trabalho doméstico contra a sua vontade, sendo explorada a todo o tempo por sua madrasta que com a ajuda de suas duas filhas ridiculariza e humilha a protagonista até o momento que estaalcança sua liberdade por meio de sua união com o príncipe encantado.
Além da obediência ao sistema, pode-se destacar a questão da moral que compreendia o cumprimento das leis regidas pela igreja católica, essas leis eram responsáveis pelo destino da alma humana após a vida, caso este cumprisse a rica os mandamentos era premiado, caso contrário era castigado; a sexofobia que caracteriza orepudio pelo ato sexual antes do matrimonio, seguindo assim os princípios do dogmatismo, foi fundamental para a readaptação de Rapunzel de Jacob e Wilhem Grimm que originalmente ficara grávida de gêmeos resultante das visitas ocasionais de seu príncipe encantado.
Na natureza dos contos tradicionais nota-se também que a criança é vista como uma espécie de adulto, porém em miniatura, sabe-se que emtempos remotos o termo infância era inexistente, as crianças eram tratadas severamente através de uma educação rígida de caráter disciplinar, por esse motivo, segundo Nelly Novaes Coelho (2004 p...) a literatura procurava levar o pequeno leitor a assumir precocemente atitudes consideradas adultas. De acordo com esta forma de pensar pode-se observar que a maioria dos contos que apresentam príncipes eprincesas estes devem enfrentar difíceis missões para no fim encontrar sua alma gêmea e unir-se por meio do matrimonio para constituírem uma família e viverem felizes para sempre.
Uma outra questão também bastante interessante é a ausência de uma personagem negra, Branca de Neve; Cinderela, Bela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel entre outras, aparentemente são todas pertencentes a raça branca, já...
tracking img