Conto "a cartomante de machado de assis"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Literatura Brasileira
Professora: Ana Patrícia Frederico
Aluno: Edmilson Evangelista Medrado Nº: 11
Curso: Informática
Data da entrega: 13/09/2011

ROTEIRO DE LEITURA:
Conto: “A Cartomante”, de Machado de Assis

Ouricuri – Pernambuco
Setembro de 2011


LEITURA DO CONTO “A CARTOMANTE”

A partir da leitura de “A Cartomante”, faça o que se pede:
1. Já no início doconto, temos a apresentação dos personagens Rita e Camilo. Informe como se dá a relação entre eles.
Resposta: Ambos tem um relacionamento muito estreito, se tratando de um caso de adultério, são apaixonados um pelo outro, Rita mais que ele. Camilo é seduzido pela beleza impressionante de Rita e esta cede à atração, não se importando com a esperteza de Vilela. Esta intimidade se tornou mais fortedepois da morte da mãe de Camilo.

2. Camilo é amigo de longa data de Vilela. Apresente detalhadamente como se caracteriza a amizade entre eles, desde as primeiras informações até o desfecho da história.
Resposta: A amizade entre Camilo e Vilela é caracterizada pela infância, uma amizade tenra. Que mesmo distantes um do outro, continuavam a se corresponderem com freqüência. Que passado algumtempo sem se verem, se reencontraram, estando Vilela casado e Camilo se interessado pela esposa do amigo, daí surge a amizade rodeada de desconfiança em que culminou com um crime passional.
Nas cartas que mandava para o amigo, Vilela descrevia a beleza da esposa. A confiança e estima de Vilela para com o amigo era tamanha que não se importava com a intimidade que rolava entreCamilo e Rita, no entanto, Camilo se deixou vencer pela fraqueza da carne, daí se iniciava o fim de uma boa amizade.

3. Caracterize psicologicamente:
a) Rita – supersticiosa, pensativa, graciosa, generosa, afetiva, sociável, instável, ingênua.
b) Camilo – instável, irônico, cético, hipócrita.
c) Vilela – comunicativo, boa índole, moralista, imprevisível.

4. A cartomante faz que previsõesaos personagens Camilo e Rita? Justifique sua resposta.
Resposta: Que Rita tinha medo de ser esquecida por Camilo, mas que não era verdade, deixando ela tranqüila e satisfeita.
Que nada aconteceria nem a Camilo e nem a Rita com relação ao chamado de Vilela a Camilo, pois, Vilela ignoraria tudo.
Quanto as previsões feitas a Rita há correspondência, uma vez queCamilo jamais a esqueceu, tanto que quando veio a desconfiança de que Vilela já sabia de tudo optou por dar um tempo ao relacionamento até que a poeira baixasse.
Quanto as previsões feitas a Camilo não há correspondência, pois, Vilela já havia matado Rita e estava somente esperando a chegada de Camilo para fazer o mesmo, não ignorando a traição, como previu a cartomante.

5.Que estilo de vida tem a cartomante? Para esta questão descreva seus aposentos e suas características físicas e psicológicas.
Resposta: A cartomante tinha um estilo de vida simples tirando o sustento da cartomancia, morava num lugar mau iluminado, com velhos trastes, paredes sombrias, um ar de pobreza, italiana de quarenta anos de idade, morena, magra, com grandes olhos sonsos e agudos, muito sériae calma.

6. Este conto é realista e apresenta alguns pontos que “chocam” a expectativa do leitor. Cite, ao menos, dois motivos que confirmam esta afirmativa.
Resposta: A obra realista nem sempre tem um final feliz. Não tem a obrigação de apresentar um final feliz.
Presença da imprevisibilidade dos personagens misturada às crenças e descrenças. A amizade sincera de um amigonão é correspondida, sendo mascarada servindo de ponte para a traição, mesmo assim, o autor faz o leitor crê que esse fato será relevado quando a cartomante diz que o amigo traído ignorará tudo, o que não acontece, daí o que se vê é um fim trágico (crime passional – muito comum atualmente).

7. Faça uma analogia (comparação) entre a cartomante de Machado de Assis e a cartomante de Clarice...
tracking img