Resenha do Conto "A Cartomante" - Machado de Assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Simone Carlesso


Resenha – A cartomante


O mestre dos enigmas
Há contistas puramente românticos, há aqueles que produzem textos insossos, há aspirantes a escritores de contos, há aqueles que preferem distanciar-se da realidade, e há Machado de Assis.
Ao desenvolver seu estilo próprio, marcado pela ironia e sarcasmo e pela “inovação” em analisar as personagens psicologicamente emtextos de fundamentação realista, temos obras de arte de linguagem nem tão rebuscada, nem tão formal, portanto relativamente fáceis de serem entendidas, acessíveis a quem lê-las.
Contudo, para que o leitor possa contemplá-las total e verdadeiramente, este deve ter ao menos um nível mínimo de conhecimento de mundo para entender as intertextualidades e uma visão aberta para enxergar o humor deMachado nas entrelinhas.
Com relação à intertextualidade, podemos retirar um exemplo diretamente do conto A Cartomante (ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.), em que Machado cita uma personagem shakespeariana:

Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moçoCamilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido a véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.
O trecho acima é o primeiro parágrafo da história. Mostra a discussão dos amantes – Rita tinha ido à cartomante para saber se Camilo a esqueceria; a resposta fora negativa. O homem falou-lhe que isso era besteira, que ele a queria muito;repreendeu-a por sua atitude: que parasse de frequentar essas casas, pois Vilela poderia vir a saber. Os dois estavam na casa de uma comprovinciana de Rita.
Através de um flashback, Machado ajuda o leitor a compreender o que levou tais personagens a se encontrarem em tal situação. Este conto machadiano conta com, basicamente, quatro personagens principais: Vilela, Camilo, Rita e a cartomante. Osdois primeiros são amigos de infância que se reencontram após certo tempo. Vilela, então era casado com Rita, e Camilo, solteiro. Os três se aproximaram ainda mais quando a mãe de Camilo morreu – Vilela cuidou dos assuntos funerários e Rita, dos assuntos do coração. Não se sabe o que levou Rita e Camilo a se apaixonar, mas aconteceu – ela o conquistou. Começaram a ter um caso e Vilela,aparentemente, não desconfiava de nada.
Certo dia Camilo recebeu um bilhete anônimo o qual dizia que a “ventura” deles já era conhecida por todos. Ele, então, rareou as visitas à casa de seu amigo. Este percebeu, cobrou explicações, mas a resposta que recebeu foi que “o motivo era uma paixão frívola de rapaz”. Rita, desconfiada, correu à cartomante para saber o porquê do afastamento repentino do rapaz epara saber se ele ainda a amava. Como a resposta fora positiva, que os dois seriam felizes, contou para Camilo – que era cético - o acontecimento, que a repreendeu por ter feito isso.
Depois de algum tempo, Vilela começou a ficar sombrio, como que desconfiado. Sua mulher avisou o amante, e propôs que ele voltasse a frequentar sua casa para tentar descobrir qual era a razão daquilo. Concordaram osdois que essa não seria a melhor saída, já que uma visita repentina depois de tanto tempo seria confirmar os possíveis boatos.
No dia seguinte, já passado do meio-dia, Camilo recebeu um bilhete de Vilela, escrito “Vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora”. A letra parecia trêmula; Camilo desconfiou que isso estivesse relacionado com o assunto do dia anterior.
Nervoso, estava acaminho, quando se lembrou de passar em casa antes, para ver se havia algum bilhete deixado pela sua amante, para avisar-lhe do que se tratava. Não achou nada nem ninguém. Estava quase certo de que Vilela descobrira tudo.
Ainda mais nervoso, dirigiu-se ao seu destino. Entrou numa carruagem que, depois de certo percurso percorrido, teve que parar em detrimento de uma carroça que caíra no meio da rua,...
tracking img