Conto machado de assis a cartomante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. E. Fundamental Venezuela

Disciplina: Português, Literatura.

A Submissão da mulher nos contos machadianos

Porto Alegre, 13 de julho de 2012
Escola Estadual de Ensino Fundamental Venezuela

A submissão da mulher nos contos Machadianos (Contos de Machado de Assis)

Nome do Aluno:
Profº:
Turma:
Introdução

Nesse trabalho, foi feito um estudo sobre a submissão da mulher nasociedade patriarcal, em especial as mulheres dos contos machadianos.
Primeiramente a sociedade patriarcal é nada mais nada menos do que uma família, não somente composta por marido, mulher e filhos, como é hoje, mas sim composta por marido, mulher, filhos, eventuais (e disfarçadas) concubinas, parentes, padrinhos, afilhados, amigos, dependentes e escravos. Ou seja, uma sociedade, um clã, umaimensa legião de agregados, submetidos à autoridade indiscutível que emanava da temida e venerada figura do patriarca. Temida, porque possuía o direito de controlar a vida e as propriedades de sua mulher e filhos; venerada, porque o patriarca encarnava, no coração e na mente de seus comandados, todas as virtudes e qualidades possíveis a um ser humano.
E a mulher nessa parte fica completamentesubmissa ao lar, cumprindo as leis patriarcais, e ao seu marido, pai ou avô. Naquela época, a mulher já estava cegamente submissa, chegando a ter a ideia de que obedecer ao seu patriarca, era mais importante que tudo na sua existência, era seu dever, sua obrigação como mulher.
Porém, nem todas as mulheres eram completamente submissas aos seus patriarcas, algumas delas praticamente burlavam as leis dasociedade, e traiam seus maridos, tinham relações escondidas de seus pais ou utilizavam roupas mostrando o corpo, o que naquela época mostrar os pulsos ou os ombros já era suficiente, traindo assim o sistema patriarcal.
Essas são as mulheres Machadianas, que saem completamente do perfil patriarcal de mulher bela, pura, ingênua, ávida no amor, prontas para triunfarem com o seu amado, qual o seupai ou avô decidirem. E Machado de Assis, apresenta à sociedade um novo perfil de mulher, tira-lhe a beleza ingênua, para situá-la num plano mais real, descobre-a da máscara da pureza e reveste-a de uma inteligência mais ativa e calculista.

Desenvolvimento

No conto de Machado de Assis: “A Cartomante”, a personagem Rita, que é casada com Vilela, tem um romance secreto com o amigo de infânciadeste, Camilo. Os dois se conheceram quando Camilo foi dar as boas vindas ao amigo em uma casa que tinha arranjado para Vilela ir morar com Rita em Botafogo, pois, havia aberto uma banca de advogado após ter desistido da sua magistratura. Após o encontro que Camilo teve com Rita, confessou para si mesmo que a moça era muito graciosa.
Rita, assim como outras mulheres machadianas, apaixonou-se porum homem mais novo que você, pois, ela era um ano mais velha que Vilela e quatro mais velha que Camilo. Mas Vilela aparentava mais idade que Rita, já Camilo não, este era ingênuo na vida moral e prática. A convivência dos três os trouxe intimidade, logo após morre a mãe de Camilo, neste desastre Vilela e Rita mostram-se grandes amigos, Vilela cuida do enterro e Rita tratou especialmente docoração.
Visto um trecho do conto já se nota que a mulher Machadiana é extremamente fora do esquema patriarcal, pois assim como Rita, Severina do conto “Uns braços”, se apaixona por Inácio e, esses têm doze anos de diferença. Pode-se notar também no conto que Rita respeita e teme extremamente o seu marido, podemos ver isso claramente no trecho abaixo:
No princípio de 1869, voltou Vilela da província,onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casa para os lados de Botafogo, e foi a bordo recebê-lo.
— É o senhor? Exclamou Rita, estendendo-lhe a mão. Não imagina como meu marido é seu amigo, falava sempre do senhor.
Pelo tom das palavras que Rita pronuncia para cumprimentar Camilo na frente do marido são extremamente...
tracking img