Contigencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
pág.
Introdução 1
A Evolução do Direito Internacional Público 2
Características da Sociedade Internacional 3
Novos Estados 3
Conclusão 4
Bibliografia 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho insere-se no âmbito da evolução do direito internacional público, no desenvolver do mesmo veremos alguns aspectos importantes concernentes ao mesmo. É de realçar que, o Direito Internacional Públicoé hoje um importante instrumento do quotidiano político, económico, social e cultural de todo o Estado, daí a importância de seu estudo, bem como as suas transformações e perspectiva. O Direito Internacional passa por profundas transformações. Não obstante a ampliação da agenda internacional, o próprio mecanismo de criação, funcionamento e aplicação do Direito Internacional encontra-se em mutação,a formação da sociedade internacional e do DIP deu-se juntamente com a formação das primeiras colectividades, onde o estabelecimento de relações entre os indivíduos que compunham as colectividades, exigiam normas que as regulassem.
Existe uma sociedade internacional porque existem relações contínuas entre as diversas colectividades, que são formadas por indivíduos que apresentam comocaracterística a sociabilidade, que também se manifesta no mundo internacional. A sociabilidade não está contida dentro das fronteiras de um Estado, mas as ultrapassa.

A EVOLUÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

Direito Internacional é o conjunto de normas que regula as relações externas dos atores que compõem a sociedade internacional. Estes atores, chamados sujeitos de direito internacional, são,principalmente, os Estados nacionais, embora a prática e a doutrina reconheçam também outros atores, como as organizações internacionais.
Alguns autores distinguem entre o direito internacional racional ou objectivo, de um lado, e o direito internacional positivo, de outro. O primeiro aspecto compreende os princípios de justiça que governam as relações entre os povos, enquanto que o segundo vem a ser odireito concretamente aplicado, proveniente dos acordos entre os sujeitos de direito internacional e de fatos jurídicos consagrados por prática reiterada. O direito internacional racional funcionaria, portanto, como norma inspiradora e fundamento para o direito internacional positivo.
O direito internacional (por vezes também chamado de direito internacional público).
O Direito Internacionalobteve nos últimos anos o reconhecimento que os estudiosos sempre entenderam devido.
A sociedade internacional, embora tendo requisitos diferenciados das sociedades internas, é uma realidade inegável. O nacionalismo do passado vai cedendo lugar a uma identificação maior com a região em que está situado o país e a uma solidariedade entre os povos, advinda do reconhecimento da existência de problemase anseios comuns.
A sociedade internacional é universal, aberta, igualitária, de direito originário, sem organização rígida e de cooperação. Universais porque todos os entes do mundo estão nela abrangidos. Aberta porque todos que têm condições podem pertencer a ela. Igualitários porque os Estados, sujeitos principais da sociedade internacional, são considerados formalmente iguais. Sem organizaçãorígida porque não há órgãos superiores aos Estados, e de cooperação porque suas regras, princípios, costumes, convenções são obedecidos com arrimo na cooperação natural entre nações.
O direito que dá suporte à sociedade internacional e a impulsiona é o Direito Internacional. Assim, acreditam os internacionalistas num sistema internacional. Várias matérias de estudo foram nascendo nas academias.Todas preocupadas com esse fenómeno que torna o homem um verdadeiro irmão do homem, em todos os quadrantes do planeta.




CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE INTERNACIONAL
A sociedade internacional é:
UNIVERSAL: porque abrange todos os entes do globo terrestre;
PARITÁRIA: porque há uma igualdade jurídica; é ABERTA, o que significa que qualquer ente, ao reunir determinados elementos, pode nela...
tracking img