Teoria contigencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA CONTINGENCIAL

Não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.

A Teoria Contingencial, apesar de nascida a partir de várias pesquisas para se verificar quais seriam os modelos deestruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas, constatou-se que a estrutura ideal é aquela flexível, facilmente readaptada às constantes nuances do dia a dia.

Os aspectos normativos devem ser substituídos pelo critério do ajuste constante entre cada organização e o seu meio ambiente e a tecnologia, expressando assim, uma das características mais marcantes da TeoriaContingencial, que é o deslocamento do eixo de atenção para fora da organização.

Num momento em que administrar está se tornando cada vez mais uma arte num mundo em constante mutação, a cada dia existem menos receitas duradouras.

Teorias complexas elaboradas por brilhantes gurus, e respaldadas por fortes esquemas mercadológicos se contrapõem às idéias simples que têm sido aplicadas comsucesso em diversas organizações.

A Teoria Contigencial fortemente incorporada nas pequenas, médias e grandes organizações, é sem sombra de dúvida, o caminho a ser seguido para se conseguir resultados positivos; pois sempre haverá o desafio de se encontrar soluções simples e vantajosas para todos, ou sejam: clientes, fornecedores, funcionários e acionistas.

Importante é não esquecer da infraestrutura necessária; recursos humanos, tecnologia, maquinário, instalações, etc pois a perfeita harmonia entre estes fatores aliado ao comprometimento de funcionários e acionistas implicará no processo ideal, o Ganha-Ganha, e não no tradicional Ganha-Perde.

Não temos fórmulas, mas respeito, ética, espírito empreendedor, compromisso, flexibilidade e para nortear tudo isso, metas claras edefinidas, são com certeza um agradável caminho a ser seguido pelas atuais organizações.

Mônica Nabuco
( lmnabuco@baydenet.com.br

A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão.
A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quandoaborda a problemática do ambiente. Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização,isto é, a tecnologia existente no ambiente. Poderíamos dizer que uma corrente considera o ambiente total vital para a organização, e uma outra corrente que considera o ambiente de forma parcial. De qualquer maneira é o ambiente que conduz a vida da organização.
Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com aaplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas (equifinalidade) para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.
A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
a) A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
b) As característicasorganizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
c) As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

ORIGENS
A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre a confrontação da organização versus ambiente. Os dois pesquisadores, preocupados com as...
tracking img