Cep como ferramenta de melhoria de qualidade e produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CEP como ferramenta de melhoria de qualidade e produtividade
Introdução
A implantação do CEP é atingir um estágio de atitude e comportamento, do pessoal de linha e gerencial, voltadocontinuamente para melhoria do processo, o que é conhecido como KAIZEN termo Japonês para aperfeiçoamento continuo. O importante é desenvolver uma nova cultura na empresa que permita a motivação e a cooperação detodos na busca da melhoria continua de todo o processo.
Com essa nova cultura passa fundamentalmente pela melhoria no nível de educação e de motivação de mão – de – obra.
Segundo Veit (2003) “é ummétodo para monitoramento de qualquer processo produtivo – automóveis, máquinas, serviços de qualquer natureza, etc.” Seu objetivo é controlar a qualidade dos produtos ou serviços no momento queestão sendo produzidos (VEIT, 2003).
Tema e Justificativa
O tema deste projeto é o controle e garantia da qualidade no processo, através do monitoramento estatístico de variações de processo e produto,com vista a atingir padrões de excelência no processo produtivo e na satisfação do cliente.
O CEP proporciona o controle da qualidade exercido durante a execução do processo, em tempo real e tambémprivilegia uma estratégia preventiva de controle de qualidade, em detrimento de uma estratégia de inspeção e detecção de erros após sua ocorrência.
Devido às grandes mudanças cada vez mais se observa anecessidade de melhorar continuamente os processos, nesse sentido a utilização do CEP tem se mostrado uma alternativa afetiva, é uma metodologia conhecida no ambiente industrial, mais as implantaçõesdo CEP nas empresas brasileiras apresentam desafios.
Segundo Davis, Aquiliano e Chase ( 2001) o CEP “é um método quantitativo para monitorar um processo repetitivo, afim de determinar se um dadoprocesso esta operando adequadamente.”
Revisão de literatura/ Referencial teórico
O CEP teve seu inicio por volta de 1924 com Walter A. Shawhart que desenvolveu e aplicou os gráficos de controle nos...
tracking img