Contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida na UTA Historicidade, composta pela Unidade Didática: Metodologia dos ensinos de História, Geografia e Arte, no Ensino Fundamental. É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Pedagogia-Licenciatura e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita de aprendizagem,mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.
Dessa forma, o caráter interdisciplinar deste módulo é contribuir de forma direta ou indireta na abordagem de temas pertinentes à origem, função e o processo de ensino e aprendizagem dessas áreas.
No decorrer deste trabalho serão vistos alguns métodos de ensino jáutilizados por professores e pesquisadores da área de História, Geografia e Arte que servirão como recurso na elaboração de novos planos de aula.
Ao fim desse trabalho espero que este sirva de apoio em minha vida docente, pois num primeiro momento muitas expectativas e incertezas foram criadas e espero que ao término deste, elas estejam superadas.
Este trabalho está organizado por itens quecaracterizam as unidades Didáticas “Desenvolvimento” e “Conclusão” que apontam à importância das aulas Histórias, Geografia e Arte no Ensino Fundamental I: espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar, no processo de ensino e aprendizagem de cada indivíduo.

2. AS AULAS DE HISTORIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇAO DE DIÁLOGOSINTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

O termo intercultural vem nos trazer a importância da cultura popular como objeto de escolarização e tomam o cotidiano como base para compreender como professor e aluno dão sentido à experiência educativa partilhada, além de ver a escola como espaço de afirmação das subjetividades silenciadas, fortalecimento da democracia e produção designificados.
A aula resulta da convergência de múltiplas culturas representadas nos espaços escolares e que se expressam nas narrativas e práticas de alunos e professores. É produzida na comunicação entre sujeitos que partilham histórias de vida , convicção, saberes e que, assim apropria-se de conhecimentos significativos para sua auto-afirmação, para a constituição de sua identidade cultural eautonomia intelectual

2.1 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I.

A história tem seu papel de grande importância, e nos deixou grandes legados que hoje nos mostra como foi à vida na sociedade antiga e como é a sociedade contemporânea.
É como se assistíssemos a um filme, e através dele fizéssemos uma alta análise de como o homem vem escrevendo a sua história.
É através dessasreflexões que temos noção de como é importante buscar o conhecimento, saber como chegamos aos dias de hoje e contribuir de forma positiva nessa sociedade cada vez mais complexa. A educação também fez sua história, mostrou em seu curso que a escola é de interesse público e social.
No inicio do terceiro milênio a escola pública tem como objetivo formar uma sociedade mais democrática, ou seja, aescola passou da educação tradicional para uma escola voltada para a formação de um cidadão capaz de enfrentar os problemas da nossa época, com os recursos já oferecidos pela humanidade.

Se voltarmos um pouco ao passado mais precisamente no século XVIII, onde João Amos Comenius, defendia que as escolas deveriam formar o homem igualmente apto para os negócios nesta vida e para a eternidadeelaborando com esse propósito um projeto de educação barata e ensinar a todos de maneira igual, ele lança a obra “Didática Magna”. Comparando a escola do século XVIII com os dias de hoje, vemos que ainda há muito a se fazer, pois em alguns momentos ainda utilizamos o mesmo processo educacional.
A educação tem que utilizar recursos modernos e acompanhar a tecnologia que veio facilitar a educação...
tracking img