Pscologia no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
02-79722001000300010 
Psicologia Cognitiva no Contexto Escolar
 
As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
 
Mônica F. B. Correia1
Universidade Federal da Paraíba
Anna Paula Brito Lima
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Claudia Roberta de Araújo
Universidade Federal Rural de Pernambuco
 
 

Resumo
Este artigopropõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita serredimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" — com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado.
Palavras-chave: Atuação do psicólogo; contexto escolar; teorias psicogenéticas.
CognitivePsychology Contributions and the Psychologist's Role in the School Context
Abstract
This article proposes a discussion concerning the psychologist's role and function in the school context, from the standpoint of the analysis of the main theories that today permeate the debate in education. The school psychologists have, along their time of insertion in that context, worried themselves withdifficulties of student learning, in an individualized, sectorized performance. However, this role needs to be redimensioned, once the psychologist should have a theoretical formation that would instrumentalize the active participation in the discussions concerning the teaching-learning process, acting in the "didactic situation" - with the students, with the teachers, finally with the whole schoolcommunity, inside of a historically determined time.
Keywords: Psychologist's role; school context; psychogenetic theories.

 
 
Este artigo tem por objetivo, analisar uma proposta de atuação para o psicólogo escolar, bem como as principais teorias que permeiam os discursos relacionados à Educação, principalmente porque esta discussão  sobre as contribuições da Psicologia Cognitiva — temse mostrado alheia ao cotidiano deste profissional. Procuramos, dentro das limitações de um artigo, despertar os leitores para a problemática da atuação e para a necessidade de aproximarmos, nesta atuação, as tão relevantes contribuições da Psicologia do cenário escolar. Para tanto, o texto foi organizado em quatro partes. A primeira traz uma proposta de atuação para o psicólogo no contextoescolar, na qual percebemos a necessidade do conhecimento daquelas contribuições da Psicologia Cognitiva. Nas segunda e terceira seções, destacamos alguns conceitos deste conhecimento, aqueles que consideramos essenciais, e suas implicações no contexto escolar. Por fim, fazemos considerações relevantes a todos os tópicos discutidos nas seções anteriores.
A Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
Nacompilação de estudos sobre as relações entre cultura e cognição e sobre a prática dos psicólogos do Brasil no cenário escolar, observa-se um descompasso. As idéias que ampliaram nossos conhecimentos a respeito da cognição humana não são compartilhadas em um dos contextos mais férteis para sua discussão — a escola — e cujo objetivo, supostamente, seria a promoção de desenvolvimento eaprendizagem. As investigações e atuações junto à Educação confirmam o desconhecimento e até a deturpação de idéias centrais sobre a construção do conhecimento, especialmente entre os psicólogos inseridos neste contexto, profissionais que deveriam atuar como mediadores entre tais conhecimentos e a Educação.
Correia (1997; Correia, Oliveira & Andrade, 1998) verificou, por exemplo, que as escolas,...
tracking img