Delphi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo a passo para fazer um cadastro no Delphi Professor: Marcelo de Sousa Balbino Exemplo: Cadastro de Alunos Nosso cadastro ficará no fim da seguinte forma:

Passo a passo Desenhando a tela do programa 1) Para separar as partes da tela iremos fazer uso de painéis (Panel) da interface de cadastro. Inclua um primeiro painel na tela (o painel é o ultimo componente da paleta Standard). Limpe oCaption do painel e mude seu alinhamento (Align) para alTop. Chame-o de pnlBotoes. 2) Inclua um segundo painel com as mesmas configurações de propriedades do primeiro (limpar o Caption, Align = AlTop). Chame-o de pnlDados.

3) Para exibir os alunos cadastrados usaremos um DBGrid que se encontra na paleta DataControls. Aliás, todos os componentes de acesso a banco de dados (que exibem diretamentedados armazenados em banco) estão nesta paleta.

4) Mude a propriedade Align do DBGrid para alClient (assim o DBGrid tomará o restante da tela). Chame-o de DBGrdDados.

5) Para acionar os comandos do cadastro (Inserir, Alterar, Excluir, Salvar, Cancelar e Fechar) usaremos de botão chamado BitBtn que fica na paleta Additional. A diferença do BitBtn para o botão comum (Button) é que o BitBtnpermite incluir uma figura para caracterizar o botão.

6) Coloque seis BitBtn no painel superior (um para cada função do cadastro). Chame-os de BbtnInserir, BbtnAlterar, BbtnExcluir, BbtnSalvar, BbtnCancelar, BbtnFechar. Troque o Caption de cada um dos botões. 7) Como dito anteriormente o diferencial deste botão é a possibilidade de inclusão de uma figura. Esta figura pode ser incluída pelapropriedade Glyph. Quando se instala o Delphi este inclui junto um banco de figuras de botões que utilizaremos agora. Sendo assim, selecione o botão de inserir, acesse a propriedade Glyph. Clique no botão Load e vá até o diretório C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Borland Shared\Images\Buttons. Localize a figura INSERT.BMP. 8) Proceda da mesma forma para os demais botões. As figuras a seremusadas são: Alterar = EDIT.BMP, Excluir = TRASH.BMP, Salvar = FLOPPY.BMP, Cancelar = ABORT.BMP, Fechar = DOORSHUT.BMP. A aparência da tela será:

9) A princípio os botões estarão desalinhados. Para alinhar componentes o Delphi possui uma paleta específica que está no menu View-> Alignment Palette. Selecione todos os botões e use os seguintes alinhamentos (Align tops, Center vertically in window,Center horizontally in window, Space equally, horizontally).

10) Para permitir que o usuário entre com os dados do aluno serão incluídos BDEdits na tela. É necessário um DBEdit para cada campo do cadastro. Assim inclua dois componentes desse tipo na tela um para o nome do aluno (NmAluno) e outro onde será digitado a data de nascimento (DtNascimento) do mesmo. Chame-os respectivamente de dbEdtNomee dbEdtDtNasc. O DBEdit também está na paleta DataControls.

11) Inclua Labels para identificar os campos. Sua tela ficará da seguinte forma:

12) A parte visual do cadastro está pronta. Salve o formulário com o nome de untCadAluno e mude seu nome(Name) para frmCadAluno e o Caption para Cadastro de Alunos. Acesso a Banco de Dados 13) Agora precisamos montar a parte relativa a conexão combanco de dados (BD). No Delphi é uma boa prática de programação concentrar os componentes de acesso a banco de dados em um formulário especial e próprio chamado Data Module. Logo inclua um Data Module no seu projeto através do menu File->New->Data Module. Salve-o com o nome de untDataModule e mude seu nome para dm.

14) Agora que estamos trabalhando com mais de um formulário (FrmCadAluno e o dm)talvez em algum momento você “perca algum deles de vista”. Para abrir qualquer formulário basta clicar no botão View Forms na barra de ferramentas do Delphi.

15) Temos várias formas de conexão com BD no Delphi como: BDE e Interbase, mas escolheremos aqui a conexão através do ADO. Logo os componentes aqui usados estarão nesta paleta. 16) O primeiro componente a se incluir no Data Module é o...
tracking img