Contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA









ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR







ITAJUBÁ
2011








ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR





Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Temas Atuais em Educação Infantil, sob a orientação das professoras JulianaSuzuki e Marlizete Steinle
Tutor de Sala: Ralf Ricardo
Tutora Eletrônica: Clarice Ap. Siena Brussolo.





ITAJUBÁ
2011
O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR

INTRODUÇÃO:
Este trabalho mostra uma pesquisa realizada na Escola Municipal Padre Donato, Rede Pública do Ensino Fundamental I da Cidade de Itajubá - MG. Procuramos através de entrevistas orais equestionários dirigidos a professores investigar a relação de pertinência do material didático com o conteúdo que está sendo trabalhado, bem como averiguar se o conhecimento do livro didático de português “Aprender Juntos” 5º ano e as vivências culturais dos alunos está sendo considerado durante a administração das aulas.
Para fundamentar nossa pesquisa, nos pautamos primeiramente nos critérios doGuia de Seleção do Livro Didático nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental I do MEC (2004), e também em algumas leis: LDB 9394/96. A Constituição Brasileira Federal do Brasil, art. 208 (1998), PCNs do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (1998), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
Nossa visão é a de que ler, escrever e falar de acordo com as regras e as necessidades socialmenteestabelecidas requer a articulação de uma série de habilidades e competências básicas de natureza discursiva, textual e gramatical as quais não podem ser aprendidas espontaneamente, precisam ser ensinadas. Assim, atividades de leitura, produção de textos e prática oral, quando mal conduzidas, tanto comprometem o desenvolvimento de estratégias, habilidades e competências fundamentais como levam àaquisição de procedimentos prejudiciais. É a partir dessa pressuposição que nos propomos a desenvolver a pesquisa, atentando para verificar no livro didático a intensidade desta questão.
A escola Municipal Padre Donato, usa O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira einiciou-se, com outra denominação, em 1929. Até 1995 a entrega era limitada a poucas séries e não tinha regularidade. Hoje, atende todos os 35 milhões de estudantes de escolas públicas, do 1o ano do ensino fundamental ao último do nível médio. Todos os estados são atendidos, com exceção de São Paulo, que executa seu programa de forma autônoma.
Desde do ano de 1996, a Secretaria de Educação Básicatem a responsabilidade de coordenar e avaliar o conteúdo das obras inscritas no PNLD, em parceria com universidades públicas.
No mundo, somente a China tem um programa de distribuição de livros didático maior que o do Brasil, mas há uma diferença fundamental entre os planos dos dois países: no Brasil os livros enviados são escolhidos pelos professores.
A educação escolar caracteriza-se pelamediação didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, seus procedimentos e conteúdos devem adequar-se tanto à situação específica da escola como no desenvolvimento do aluno quanto aos diferentes saberes a que se recorre.
Surge, assim, a importância do livro didático como instrumento e reflexão dessa situação particular, atendendo adupla exigência: de um lado, os procedimentos, as informações e os conceitos propostos nos manuais; de outro lado, os procedimentos, as informações e conceitos que devem ser apropriados à situação didática pedagógica a que se destinam.
Sendo assim a escola adotou este livro.
A confecção do Livro Didático exige anos de pesquisa e estudos. O professor tem em mãos uma preciosa ferramenta que...
tracking img