Contar historias uma arte sem idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contar histórias: uma arte sem idade
Ler o livro de Betty Coelho, Contar histórias: uma arte sem idade (1999), me fez recordar saborosas vivências de quando era criança, e além de tudo, perceberque o ato de contar histórias é uma arte milenar, e que aos poucos fora esquecida pela nossa sociedade, encontrando-se em um resgate memorável pela autora, quando ela se descobre uma “contadora” dehistórias, frente a uma turma de primeira série em completo caos: “Aprendi a primeira lição do magistério: ouvir histórias e cantar são coisas de que as crianças gostam muito.” (SILVA, 1999, Pg. 8).Dividido em cinco capítulos e um apêndice com adaptações de histórias infantis, o livro, é organizado em introdução, orientação, compreensão e explanação das narrativas, abordando os seguintes temas sobrea arte de se contar histórias:
- A escolha da história: “A história aquieta, serena, prende a atenção, informa, socializa, educa. Quanto menor a preocupação em alcançar tais objetivosexplicitamente, maior será a influenciado contador de histórias.” (SILVA, 1999, Pg. 12).
Apresenta argumentos que orientam para a escolha certa da história de acordo com a faixa etária e os interesses de cadagrupo ouvinte. A autora, ressalta aqui que é preciso ter cuidados especiais quando se tem um ouvinte com problemas de saúde, para tornar o momento leve e feliz, e não angustiante: “A história permite aauto-identificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis, ajuda a resolver conflitos, acenando com a esperança.” (SILVA, 1999, Pg. 12).
- O estudo da história: “Estudar uma história,portanto, é perscrutar-lhe todas as nuances e possibilidades de exploração oral.” (SILVA, 1999, Pg. 24).
Capítulo que se dedica ao estudo do texto, análise do conteúdo, da ordem da história e doselementos que podem ser ressaltados ao se contá-la. Traz ainda a indicação de músicas para se contemplar o tema apresentado pelo conto escolhido: “Estudar uma história é também inventar as músicas ou...
tracking img