O ppcp como garantia de bons resultados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

O PPCP COMO GARANTIA DE BONS RESULTADOS

CRIANDO O PLANEJAMENTO ESTRÉGICO DE PRODUÇÃO
Para chegar ao um bom PPCP são necessários que compatibilizem todas suas necessidades de produção com uma capacidade disponível, principalmente se os seus produtos envolvidos exigirem muitas operações. O processo é conduzido por tentativas e testes de cada PMP (Plano Mestre de Produção) paraverificar a capacidade produtiva exigida. Também tem que ser levado em conta a capacidade produtiva das suas máquinas e dos seus colaboradores para que o PMP obtenha a sua eficiência total e seja produzido aquilo que realmente foi programado.
Segundo Slack (1999) existe três atividades distintas desenvolvidas pelo PCP, embora estas atividades sejam integradas entre si:
• Carregamento - determinaçãodo volume com a qual uma operação pode lidar;
• Sequência - determinação da prioridade de tarefas a serem desempenhadas;
• Programação – determinação do tempo de inicio e fim para cada atividade.
A figura mostra as atividades desenvolvidas pelo PCP mais facilmente encontradas e executadas. As atividades devem ter uma hierarquia, isto é, devem ser executados segundo uma ordem.Figura - Atividades PPCP.
Fonte: Slack, 1999.


TÉCNICAS DE GESTÃO DO ESTOQUE

Existem duas técnicas conhecida de gestão de estoques utilizada nas empresas atuais:
• Sistema clássico de empurrar o estoque;
• Sistema JIT (Just in time) de puxar o estoque.





Sistema Clássico de Empurrar Estoque

É o método de empurrarestoque. O fluxo de material é empurrado ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes. À medida que os pedidos dos clientes chegam, eles são atendidos com os produtos acabados estocados nos depósitos. Para repor os estoques nos depósitos, a fábrica produz conforme a previsão de vendas (necessidades esperadas) e não conforme a demanda atual. Este enfoque é vantajosoquando os lotes econômicos de produção ou compra são superiores aos necessários em curto prazo, o que nem sempre ocorre. (Oliveira, 2002).
Dias (1995) destaca ainda o sistema duas gavetas que é um sistema que permite uma substancial redução do processo burocrático de reposição de material, este pode ser considerado como o sistema mais simples de se controlar os estoques e é recomendável paraitens de pequeno porte com baixo valor agregado e alto fluxo.
O sistema consiste em duas caixas, cada uma contendo quantidade suficiente para atender o consumo durante o tempo de reposição, mais o estoque de segurança. Quando o estoque da caixa chega a zero, indica que deverá ser providenciado uma reposição do material.
A figura representa por Ching (1999), demonstra o métodoclássico de gestão de estoque comumente conhecido com o método de empurrar o estoque “push”. Onde o fluxo de material é empurrado ao longo do processo pela fabrica até a distribuição para suprir as necessidades dos clientes. Figura - Sistema clássico de empurrar estoques.
Fonte: Ching, 1999

Sistema JIT (JUST-IN-TIME)
O just-in-time é definido pelo seu próprio criador, Taiichi Ohno, como sendo umdos pilares necessários para a absoluta eliminação do desperdício, ou seja, Ohno (1997) define que, em um processo de fluxo, somente as partes exatas e necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária (Almeida, 2002, pg. 9).
Segundo Ching (1999), este método visa atender a demanda imediatamente após a necessidade, comqualidade e sem desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento da quantidade necessária de componentes, no momento e em locais corretos, utilizando o mínimo de recursos. Para sua perfeita implementação, o método JIT requer os seguintes princípios:
• Qualidade – erros de qualidade reduzirão o fluxo de materiais;
• Velocidade – essencial para atender os...
tracking img