Asma ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Asma ocupacional

É definido como asma ocupacional (AO), uma doença caracterizada por obstrução reversível ao fluxo aéreo e/ou hiperesponsabilidade brônquica devido a causas e condiçõesatribuíveis a um determinado ambiente de trabalho, e não a estímulos externos, e são induzidos seja na forma de poeiras, gases, vapores ou fumos que estejam presentes no ambiente de trabalho.
O texto afirmaque nos últimos anos aconteceu um desenvolvimento industrial difícil, que levou ao surgimento de atividades e funções novas, mas com isso a presença desses agentes de natureza química no mesmo ambientede trabalho, dificulta os resultados da AO.
Não há exatamente dados precisos para que possamos afirmar a prevalência da asma ocupacional no Brasil. Há uma previsão da importância, pois naexistência de um parque industrial precário, que não eliminam a ausência de medidas de proteção individual e coletiva.
Estudos realizados pela Fundacentro, órgão importante em doenças ocupacionais quetotaliza 489 casos existentes nos últimos 4 anos, mas não há uma conclusão se os dados se referem a casos e AO.
No Japão, há incidência de 15% dos adultos asmáticos possuírem asma ocupacional, nos EUA,este dado esta em torno de 2%. A alergia ocupacional representa hoje, um problema de extensão mundial, com tendência a se agravar em virtude da industrialização do surgimento de novas substancias.
Ahistória ocupacional é de fundamental importância para o levantamento de hipóteses de diagnósticos, exploração clinica e estabelecimento de nexo causal frente à suspeitas de doenças asmáticas. Tendo emvista os inúmeros processos produtivos existentes, incontáveis tipos de matérias primas e substâncias utilizadas em processos compostos utilizados como catalizadores. Ocupações e funções, os maisvariados, o mundo do trabalho assusta quem no primeiro momento está interessado em encontrar algum elo entre a doença e a exposição ocupacional.


Fisiopatologia

A principal característica...
tracking img